Etapa de vacinação anti-rábica na Sudoeste supera meta de cobertura

01/10/2003

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas divulgou nesta terça-feira, 30 de setembro, relatório preliminar da campanha de vacinação contra a raiva animal, realizada no último final de semana, 27 e 28 de setembro, na Região Sudoeste de Campinas.

O percentual médio de cobertura superou a meta de vacinar 5% a mais do total de cães vacinados em 2002. Os dados absolutos indicam que 23.799 cachorros e 1.910 gatos receberam a dose anti-rábica este ano. No ano passado foram 21.019 e 1.614, respectivamente.

O médico veterinário Cláudio Luiz Castagna, da Visa Sudoeste, avalia que a cobertura vacinal de cães foi boa na região. "Superamos em 14% o número de doses aplicadas em 2002. É um incremento muito bom", disse.

Apesar disso, segundo Castagna, o resultado não foi tão bom com relação aos gatos. "Vacinamos mais que em 2002, porém esperávamos aplicar mais de 3 mil doses em gatos", ponderou. O médico veterinário disse ainda que a equipe vai reavaliar a estratégia e repensar alternativas para melhorar a vacinação de gatos para o próximo ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as regiões de Campinas onde a campanha já foi realizada alcançaram a meta estabelecida pelo Instituto Pasteur de imunizar, pelo menos, 5% a mais do total de animais vacinados na última campanha. A vacinação começou na Região Sudoeste, em 13 e 14 deste mês. A segunda etapa ocorreu na Região Sul, em 20 e 21, e a terceira no último final de semana, na Região Sudoeste.

Nos próximos sábado e domingo é a vez de vacinar cães e gatos da Região Leste. De acordo com o médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, a meta é vacinar 16 mil cães na área. As doses são gratuitas.

A vacinação será das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis em mais de 74 postos de vacinação espalhados por todos os bairros da Leste. Em alguns postos a vacinação ocorrerá apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Haverá postos volantes na zona rural.

Também foram constituídas nove equipes para fazer vacinação domiciliar nos casos em que a residência abrigar um número de quatro ou mais gatos. Para isso, o cidadão deve solicitar, com antecedência, a vacinação domiciliar ao Centro de Saúde.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Volta ao índice de notícias