Classe Hospitalar ajuda no restabelecimento de pacientes na Pediatria do Mário Gatti

01/10/2003

O Programa Classe Hospitalar, que serve de complemento pedagógico à criança hospitalizada, em idade escolar, na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti", passa a dar apoio ao sistema de atendimento integral implantado na ala de Pediatria.

O atendimento integral inclui uma equipe multiprofissional voltada para atender, em diversas áreas, as necessidades dos pacientes. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, entre outros.

Esse apoio da Classe Hospitalar, conforme explica a médica Sílvia Benvenuti de Oliveira, coordenadora da Unidade de Internação Pediátrica do Mário Gatti, é importante para a inclusão de novos diagnósticos no tratamento das crianças que têm uma relação mais próxima com os pedagogos.

“No dia-a-dia com a criança, durante as aulas complementares ou nas brincadeiras, o pedagogo consegue apontar problemas até então despercebidos”, relata a médica.

Entre esses problemas, que só uma convivência mais estreita consegue detectar, a coordenadora cita dificuldade na fala, déficit motor nos membros e, até, traumas provocados por violência doméstica.

 “Uma vez que o problema é diagnosticado – esclarece Sílvia Benvenuti – a equipe multiprofissional é informada e o tratamento é ampliado”. Ela argumenta que, dentro do atendimento integral, a classe hospitalar funciona como uma eficiente terapia, pois inclui os pais e acompanhantes na realização das atividades.

Essa terapia, no entender da médica, é aplicada naturalmente. “A segurança ao lado dos pais e dos novos amiguinhos, o contato com livros e brinquedos, a atenção de todos os envolvidos nesse acolhimento são ingredientes poderosos para o restabelecimento das crianças”, garante a coordenadora.

Classe Hospitalar

Júlio André Dela Corte, um dos coordenadores da Classe Hospitalar, conta que esse programa permite que a criança continue recebendo aulas enquanto permanece internada. Júlio lembra que a Classe prioriza o conteúdo escolar e, na medida do possível, desenvolve atividades lúdicas e trabalhos em grupo.

Segundo o pedagogo, assim que a criança hospitalizada tem condições de desenvolver atividades, o Hospital entra em contato com o estabelecimento de ensino o qual a criança está matriculada e as aulas são dadas de acordo com a orientação dos professores e da própria escola.

“Nosso objetivo é fazer com que a criança possa voltar para as aulas normais, após a alta hospitalar, sem perder o ritmo”, explica Júlio. Ele destaca, também, que essas atividades, além de garantir o aprendizado, ajuda no restabelecimento do paciente.

Volta ao índice de notícias