Vigilância já registrou 452 casos de varicela

01/10/2003

Dados da Secretaria de Saúde de Campinas divulgados nesta quarta-feira, 1 de outubro, apontam o registro de mais 50 casos de catapora (varicela), o que eleva para 452 o número total de casos notificados desde agosto pela Vigilância Epidemiológica Municipal. As ocorrências se referem a surtos em 45 instituições sendo a maioria delas escolas da Prefeitura que acolhem crianças menores de cinco anos.

A Secretaria de Saúde também informou que recebeu, da Direção Regional de Saúde de Campinas (DIR XII), mais 185 doses da vacina contra a doença. Até esta data, a Secretaria de Estado da Saúde enviou 1.986 das 2.509 doses solicitadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal. As vacinas são utilizadas para interromper os surtos.

O sintoma característico da catapora é a pele com pintas, pequenas bolhas que coçam muito e que surgem primeiro no tronco e, gradualmente, se espalham pelo face, onde acomete couro cabeludo, lábios, boca e orelhas. Atinge também braços e pernas. A criança pode ficar extremamente irritada pela coceira intensa e ter febre, calafrios, náuseas e vômitos.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância Epidemiológica de Campinas, informa que a catapora é uma doença que tem curso benigno ou seja evolui para cura num curto espaço de tempo. "No entanto, é altamente contagiosa. Como complicações da doença podem ocorrer infecções das lesões de pele por bactérias. E, embora raras, complicações mais graves podem acontecer", afirma Carmo Ferreira.

A vacina contra a catapora não está incluída na rotina do calendário vacinal do Ministério da Saúde e, por isso, não está disponível nos Centros de Saúde brasileiros.