Novo Centro facilita acesso de mais de sete mil ao sistema público de saúde

02/10/2003

Unidade custou R$ 237 mil e vai atender moradores de cinco bairros da Região Noroeste

A Prefeitura de Campinas inaugura neste sábado, 4 de outubro, às 8h30, o Centro de Saúde (CS) do Parque Itajaí, que vai facilitar para mais de sete mil moradores da região o acesso ao sistema público de saúde. A unidade vai atender moradores dos bairros Itajaí 1, 2, 3 e 4 e Lilisa na região Noroeste da cidade. Até o momento, os moradores destes bairros têm sido assistidos pelo Módulo de Saúde do Itajaí e pelos Centros de Saúde Floresta e Valença. A nova unidade custou R$ 237 mil e é uma demanda do Orçamento Participativo (OP).

A equipe do novo Centro, que é formada por uma equipe ampliada do Paidéia, é composta por dois médicos generalistas, um clínico geral, um ginecologista, um enfermeiro, um dentista, um auxiliar de consultório dentário, sete auxiliares de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, além de dois auxiliares administrativos e uma zeladora.

De acordo com a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste, com a nova unidade a população dos bairros Itajaí 1, 2, 3 e 4 e do Lilisa passa a ter um atendimento mais apropriado. Segundo ela, além de facilitar o acesso aos cidadãos, o serviço melhora a capacidade das equipes de solucionar os problemas de saúde daquela população.

Proximidade - "A proximidade das equipes com a comunidade amplia a capacidade de detectar principais riscos e de intervir, levando em conta não só a doença mas também os riscos sócio-culturais aos quais as pessoas estão submetidas. Além disso, fortalece o vínculo e propicia o desenvolvimento de atividades terapêuticas individuais e em grupo e também permite reforçar e ampliar as atividades intersetoriais", diz Maria Filomena.

A enfermeira afirma que a população da área do Itajaí é constituída por uma maioria de crianças e adultos jovens. Com relação às crianças, segundo ela, o problema de saúde mais freqüente no local são as doenças respiratórias.

Na população com faixa etária acima de 40 anos, os agravos mais freqüentes são hipertensão e diabetes. Também há casos de tuberculose, casos relacionadas a violência doméstica e um número significativo de gestantes.

O dentista Eduardo Sant’Anna Vítor, coordenador da nova unidade, afirma que a equipe vai atuar para que a população possa compreender o processo saúde-doença e procurar o Centro de Saúde não somente quando adoecer, mas para buscar informações importantes para a prevenção das doenças. "Boa parte dos trabalhos estarão voltados a grupos de vivência, de caminhada, de fuxico, de teatro e para proporcionar outras oportunidades e atividades para promover a saúde", diz Eduardo.

O coordenador afirma que a maneira de atuar da equipe também tem como base a humanização do atendimento, com visitas domiciliares, o que possibilita que os profissionais possam desenvolver projetos terapêuticos para cada caso específico. "Este trabalho reforça o vínculo e promove autonomia. É um trabalho muito bonito, dentro das diretrizes do Paidéia", finaliza.

Onde fica - O Centro de Saúde Itajaí fica na rua Paulo Gliwkoffe, 105, funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 17h. O telefone da nova unidade é 3221 1400.

Novos centros - Desde 2001, a Secretaria de Saúde de Campinas colocou em funcionamento três Centros de Saúde – União dos Bairros, Carvalho de Moura e, agora, o Itajaí. Também foram inaugurados 13 módulos de saúde do Paidéia e, no Complexo Ouro verde, o novo laboratório municipal de exames clínicos e um centro de imagens.

Neste período foram inaugurados ainda o novo Pronto-Socorro São José e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos, Esperança e David Capistrano, além das novas instalações do Centro de Reabilitação Física.

A Prefeitura também criou o Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Craisa), para dependentes químicos, 32 leitos nos Caps (24 horas), o Centro de Referência Municipal em DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids), o Centro de Convivência Tear das Artes, na Região Sudoeste, e o Armazém das Oficinas, uma loja de produtos das oficinas dos serviços de saúde mental.