Prefeitura vacina animais da Região Leste contra a raiva no próximo final de semana

02/10/2003

A Prefeitura de Campinas prossegue, neste final de semana, 4 e 5 de outubro, com a campanha de vacinação contra a raiva animal, desta vez na Região Leste de Campinas. As doses são gratuitas. A vacinação será das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis em mais de 74 postos de vacinação espalhados por todos os bairros da Leste. Em alguns postos a vacinação ocorrerá apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Haverá postos volantes na zona rural.

Também foram constituídas nove equipes para fazer vacinação domiciliar nos casos em que a residência abrigar um número de quatro ou mais gatos. Para isso, o cidadão deve solicitar, com antecedência, a vacinação domiciliar ao Centro de Saúde.

De acordo com o médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da Secretaria de Saúde, todos os animais com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem repetir a dose. "A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas prenhas devem tomar a dose", afirma.

A Secretaria de Saúde está fazendo uma convocação especial para que os donos de gatos levem seus animais ao posto de vacinação, já que estes felinos são caçadores naturais de morcegos, que podem ser transmissores de raiva. Nas últimas campanhas, a cobertura vacinal de gatos em Campinas tem sido baixa e vem diminuindo ano a ano.

O Distrito de Saúde Leste pretende vacinar aproximadamente 16 mil cães. No sábado, 4, os postos estarão nas áreas de abrangência do Centro de Saúde (CS) de Sousas (que inclui região da Vila Brandina e imediações da Sociedade Hípida de Campinas) e CS Joaquim Egídio. Também haverá postos volantes na área do Bananal, Carlos Gomes, Monte Belo, Gargantilha e Recanto dos Dourados.

No domingo, 5, os postos estarão nas áreas de abrangência dos CS 31 de Março, CS Centro (que inclui bairros Cambuí, Centro e Nova Campinas) CS Costa e Silva (Vila Miguel Vicente Cury, Santa Genebra e Costa e Silva), CS Conceição (Jd. Boa Esperança, Flamboyant, Chácara da Barra e Jd. Planalto), CS São Quirino (Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jd. Santana, Nilópolis e Pq Imperador) e Taquaral (Alto Taquaral, Mansões Santo Antônio, Taquaral, Bela Vista, Jd. N. Senhora Auxiliadora).