Saúde notifica mais 19 casos de catapora

07/10/2003

A Secretaria de Saúde da Campinas informou nesta terça-feira, 7 de outubro, a notificação de mais 19 casos de varicela (catapora), o que eleva para 489 o número total de casos registrados desde o final de agosto pela Vigilância Epidemiológica municipal.

As ocorrências se referem a surtos em 51 instituições sendo a maioria delas escolas da Prefeitura que acolhem crianças menores de cinco anos. A faixa etária mais acometida é a de crianças de 1 a 5 anos, com 70% das ocorrências, seguida pelo público de 5 a 9 anos, que concentra 28%.

Existe vacina contra a catapora, porém ela não é fornecida pela rede pública de saúde em nenhuma cidade do Brasil. No entanto, este ano, a Secretaria de Saúde de São Paulo adquiriu doses para disponibilizar, mediante avaliação, em surtos em instituições coletivas.

Em Campinas, a Vigilância Epidemiológica municipal solicitou doses para as crianças que freqüentam todas as escolas atingidas. No entanto, a liberação depende de avaliação conjunta das secretarias de Saúde do Estado e do Município.

"As duas instâncias avaliam a possibilidade de vacinar as crianças de acordo com a faixa etária do grupo atingido e leva em conta também a data do registro do último caso e o tempo que a criança permanece na escola", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Até o momento, foram liberadas doses para 35 instituições de Campinas. Sete escolas não se enquadram no critério exigido pelo Estado para a liberação das vacinas. Ainda estão sendo aguardadas 524 doses para bloqueio em 5 instituições.

A vacina é apenas um dos cuidados a serem adotados em casos de surto de catapora. Segundo Brigina, também é recomendado afastar as crianças de creche ou escola até o sexto dia após o aparecimento das lesões, além de manter cuidados adequados de higiene e manter as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar lesões que propiciam infecção por bactérias.

Também é importante, de acordo com Brigina, procurar um serviço de saúde para avaliação. Outra recomendação é não dar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico para crianças com varicela pois pode causar complicações graves.

As escolas também não devem receber novos alunos até 21 dias após o último caso. E os casos devem ser notificados o mais rápido possível, para avaliar a possibilidade e a indicação de aplicação de vacina.

A catapora é uma doença benigna - que se cura sozinha -, comum na infância e as complicações são muito raras. Os casos ocorrem comumente no final do inverno e início da primavera e, este ano, não há nenhuma situação inusitada em relação a anos anteriores, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE).