Saúde promove brincadeiras e atividades educativas para marcar o Dia da Criança

09/10/2003

Para marcar o Dia da Criança, o Centro de Saúde (CS) Costa e Silva promove nesta sexta-feira, 10 de outubro, das 9 às 15h, várias atividades para os meninos e meninas que comparecerem ao serviço. O CS vai estar decorado com balões e bonecos, serão distribuídas guloseimas, bolo e cachorro-quente e, às 11h, haverá apresentação de teatro.

Também serão distribuídos kits com salgadinhos e pipoca doce. As crianças ainda vão receber máscaras, livros para pintar e um kit com pasta e escova de dente. O tema a ser abordado nas ações será saúde bucal.

O objetivo, segundo Eliana Sartoram, agente comunitária de saúde do Costa e Silva, é reforçar o vínculo com a comunidade. Eliana, também conhecida como Lóly, informa que o material para a festa, incluindo matéria-prima para as guloseimas, foi doado pelos representantes da sociedade e do comércio local. "Queremos estimular que os usuários busquem o serviço não só no momento de doença mas também para ações de prevenção à doença e promoção à saúde", diz.

De acordo com Daniel Boklis, dentista do CS Costa e Silva, além de lembrar o Dia da Criança, o intuito é promover educação em saúde. "A ação atende às diretrizes do Paidéia, que incluem estimular o auto-cuidado e a autonomia das pessoas", afirma.

O CS Costa e Silva é referência para uma população de 26 mil pessoas de 10 bairros e fazendas e chácaras da região Leste de Campinas. Deste total, 5,5 mil são crianças menores de 14 anos.

Saúde e Folia

O Centro de Saúde Pedro de Aquino, conhecido como CS do Balão do Laranja, vai lembrar o Dia das Crianças com a Manhã do limpinho e saudável, na segunda-feira, 13 de outubro, das 9h às 11h. As crianças que comparecerem ao serviço poderão participar de várias atividades dentre elas oficinas de música e de contar histórias.

Com teatro de fantoches, os profissionais vão orientar os pequenos sobre a maneira correta de tomar banho. Além disso, haverá oficina de saúde bucal, com distribuição de kit de escovação e orientação sobre cuidados com os dentes e oficina de corte de cabelo e de nutrição, com orientações sobre alimentação saudável.

Na quarta-feira, 15, das 14h às 16h, o CS promove a Tarde da folia. Neste dia, um palhaço vai divertir a criançada com oficinas de pintura e maquiagem, brincadeiras como bola na lata, gincana com bexiga, balão, pula-pula, apresentação de capoeira e distribuição de brindes e lanche.

O Centro de Saúde do Balão do Laranja fica na região Noroeste de Campinas e é referência para 19 mil pessoas de cinco bairros e cinco núcleos. Do total, mais de 5,5 mil menores de 14 anos.

Volta ao índice de notícias