Prefeitura e Sindicato dos Hotéis e Restaurantes entregam Selo de Qualidade nesta 6ª feira

10/10/2003

Contemplado é o Outback, do Shopping Iguatemi Campinas. Solenidade de entrega será nesta sexta-feira dia 10, às 17h, no Restaurante que fica na loja no primeiro piso do Shopping

Por Eliana Fernandes

O programa Selo de Qualidade Alimentar de Campinas entrega nesta sexta-feira, dia 10, o certificado e o Selo ao Outback, do Shopping Iguatemi Campinas. A solenidade contará com um coquetel oferecido pelo Restaurante em suas dependências e acontece às 17h. Lançado em setembro de 2002, o Selo é fruto do trabalho conjunto do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campinas e Região e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, da Ceasa-Campinas e do GDR, Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar.

O Selo de Qualidade Alimentar é uma forma de atestar os estabelecimentos que trabalham com comida pronta que estão em conformidade com as leis e normas higiênico-sanitárias. Ele faz parte do Projeto Fome Zero e do Programa de Segurança Alimentar de Campinas. Estão em fase de análise para receber o certificado outros quinze restaurantes de Campinas. O Montana Gill do Shopping Parque Dom Pedro foi o primeiro a receber o Selo, em abril. A previsão é de que vários outros estabelecimentos recebam o Selo ainda este ano pois já passaram pela inspeção e estão fazendo adequações.

A coordenadora do Projeto pela Ceasa-Campinas, Tatiana Fonseca, explica que a adesão é voluntária, ou seja, o estabelecimento que quer participar do programa, procura o Sindicato dos Hotéis que envia um profissional ao restaurante para uma inspeção e para prestar orientações. Segundo Tatiana, "quando é preciso, o estabelecimento faz as adequações necessárias e o pedido do Selo é encaminhado à Ceasa e à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. Os técnicos destes dois órgãos apreciam as condições do candidato ao Selo e aprovam ou não. Em caso negativo, o restaurante recebe orientações para sua adequação e nova inspeção", conta.

Educação e incentivo
Para o coordenador da Vigilância Sanitária de Campinas, Vicente Pisani Neto, entre os objetivos do Selo de Qualidade Alimentar estão orientar o consumidor que faz suas refeições fora de casa e incentivar empresários que trabalham com comida pronta a aprimorarem seus serviços, assegurando qualidade e higiene. "É um trabalho educativo e que contribui para uma postura mais informada e ativa em relação à qualidade e segurança dos alimentos tanto de quem prepara quanto de quem consome", completa.

Fome Zero
O Selo de Qualidade faz parte do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas e do Projeto Fome Zero lançado em outubro de 2001 e desenvolvido por várias secretarias municipais como Educação, Saúde e Assistência Social e pela Ceasa-Campinas e GDR (Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar).

Segurança alimentar significa garantir a todos uma alimentação digna, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades. Ou seja, garantir a todos o direito básico de comer e com qualidade. Também fazem parte do Programa o novo modelo de alimentação escolar, o Banco de Alimentos, entre outros.

SAIBA MAIS:

O QUE É
Incentivo à qualidade
O Selo de Qualidade é um reconhecimento público e oficial e premiando com a distinção de um selo e de um certificado aqueles que tomaram a si a iniciativa de adequar-se para oferecer um serviço de excelência aos seus usuários. É uma forma de incentivar a melhoria da qualidade e de educar o consumidor.

COMO ADERIR
Participa quem quiser

Os estabelecimentos que quiserem receber o Selo devem procurar voluntariamente o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares onde vão receber um Manual e orientações de técnicos capacitados. Depois de receber estas orientações sobre como se adequar às normas e exigências sanitárias e legais, o proprietário solicita a visita dos técnicos da Ceasa/GDR e da Vigilância Sanitária.

QUEM VAI RECEBER
É de graça

A concessão do Selo de Qualidade será feita gratuitamente mediante a aprovação de todos os que participam do Programa para os estabelecimentos que cumprem de maneira permanente as normas: de higiene na produção e comercialização de alimentos, da legislação tributária municipal, de segurança dos edifícios dos estabelecimentos, de serviço de atendimento de usuários e de segurança no trabalho. Todas elas estão condensadas em um manual técnico que é oferecido aos interessados sem nenhum custo. Inicialmente o Selo vai abranger os restaurantes.

QUANTO TEMPO VALE
Renovação anual

Para garantir a manutenção da qualidade e os objetivos do Selo, ele terá validade de um ano após sua concessão. Ao final deste período, o estabelecimento poderá solicitar novamente a visita dos técnicos para renovar e manter o Selo de Qualidade.

PARA ADERIR PROCURE

Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campinas (19) 3254-2211