Vacinação anti-rábica termina no próximo final de semana

15/10/2003

Nesta fase, serão vacinados cães e gatos da Região Norte. Relatório preliminar mostra que, nas quatro primeiras etapas da campanha, o município superou a meta de vacinar 5% a mais do número de animais vacinados em 2002

A Prefeitura de Campinas promove no próximo final de semana, 18 e 19 de outubro, a quinta e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Desta vez, 50 postos estarão disponíveis em bairros da Região Norte da cidade. A vacinação começa às 8 e vai até as 17h. As doses são gratuitas. Haverá postos volantes na zona rural.

Também foram constituídas equipes para fazer vacinação domiciliar nos casos em que a residência abrigar um número de quatro ou mais gatos e seis ou mais cães. Para isso, o cidadão deve solicitar, com antecedência, a vacinação domiciliar ao Centro de Saúde.

Dados divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Campinas nesta quarta-feira, 15 de outubro, apontam que nas quatro primeiras fases da campanha, ocorridas nas regiões Sul, Leste, Noroeste e Sudoeste, o número de doses aplicadas em gatos já supera o montante do ano passado. Foram 8.146 em 2003 e 8.128 em 2002.

O número de cães vacinados também foi maior, segundo Jeanette Trigo Nasser, médica veterinária da Secretaria de Saúde. "Em comparação com 2002, este ano, as equipes aplicaram de 2 a 3 mil doses a mais em cada uma das quatro regiões do município onde a campanha já ocorreu", informa.

O resultado supera a meta estabelecida pelo Instituto Pasteur de imunizar, pelo menos, 5% a mais do total de animais vacinados na última campanha.

Na Região Norte, as equipes esperam vacinar, pelo menos, 16.772 cães e 7.585 gatos. No sábado, 18, os postos estarão na abrangência dos Centros de Saúde (CSs) Barão Geraldo, Aurélia, Eulina e Boa Vista. No domingo, 19, na área dos CSs Santa Bárbara, São Marcos, Santa Mônica e Anchieta.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude 

Volta ao índice de notícias