Vacinação anti-rábica termina no próximo final de semana

15/10/2003

Nesta fase, serão vacinados cães e gatos da Região Norte. Relatório preliminar mostra que, nas quatro primeiras etapas da campanha, o município superou a meta de vacinar 5% a mais do número de animais vacinados em 2002

A Prefeitura de Campinas promove no próximo final de semana, 18 e 19 de outubro, a quinta e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Desta vez, 50 postos estarão disponíveis em bairros da Região Norte da cidade. A vacinação começa às 8 e vai até as 17h. As doses são gratuitas. Haverá postos volantes na zona rural.

Também foram constituídas equipes para fazer vacinação domiciliar nos casos em que a residência abrigar um número de quatro ou mais gatos e seis ou mais cães. Para isso, o cidadão deve solicitar, com antecedência, a vacinação domiciliar ao Centro de Saúde.

Dados divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Campinas nesta quarta-feira, 15 de outubro, apontam que nas quatro primeiras fases da campanha, ocorridas nas regiões Sul, Leste, Noroeste e Sudoeste, o número de doses aplicadas em gatos já supera o montante do ano passado. Foram 8.146 em 2003 e 8.128 em 2002.

O número de cães vacinados também foi maior, segundo Jeanette Trigo Nasser, médica veterinária da Secretaria de Saúde. "Em comparação com 2002, este ano, as equipes aplicaram de 2 a 3 mil doses a mais em cada uma das quatro regiões do município onde a campanha já ocorreu", informa.

O resultado supera a meta estabelecida pelo Instituto Pasteur de imunizar, pelo menos, 5% a mais do total de animais vacinados na última campanha.

Na Região Norte, as equipes esperam vacinar, pelo menos, 16.772 cães e 7.585 gatos. No sábado, 18, os postos estarão na abrangência dos Centros de Saúde (CSs) Barão Geraldo, Aurélia, Eulina e Boa Vista. No domingo, 19, na área dos CSs Santa Bárbara, São Marcos, Santa Mônica e Anchieta.