Módulo itinerante melhora atenção à saúde em comunidades distantes

15/10/2003

Equipes de saúde do Paidéia vão até bairros rurais para prestar atendimento e desenvolver ações de promoção à saúde

Denize Assis e Fátima Solange

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia, presta assistência a comunidades rurais em módulos de saúde itinerantes. Periodicamente, equipes do Paidéia vão a fazendas para prestar assistência e desenvolver atividades de promoção à saúde e de prevenção de doenças.

Na área do Centro de Saúde (CS) São Cristóvão, Região Sudoeste de Campinas, a equipe Verde do Paidéia presta assistência a cidadãos que moram na Fazenda Estiva, na estrada do Fogueteiro. Aproximadamente 60 pessoas foram cadastradas, estão sendo acompanhadas e os casos mais graves são encaminhados para especialidades.

De acordo com o enfermeiro Roni Daniel Gomes, a comunidade é carente, fica distante e tem dificuldades de se deslocar até o Centro de Saúde. Por isso, segundo Roni, montou-se o módulo itinerante que realiza consultas de clínica geral, pediatria e ginecologia. Também são feitas consultas de enfermagem e de odontologia, além da coleta de amostras para exames laboratoriais e ações educativas.

Roni informa que os problemas de saúde mais comuns na comunidade são a hipertensão e a diabetes. Também há pacientes com problemas mentais graves. "Até a atuação do módulo, parte desta população tinha muita dificuldade de acesso à assistência médica", diz.

É o caso de Adilson Fernandes, que tem 29 anos, sofre de deficiência mental e tem convulsões. Ele mora com a família na Fazenda da Estiva há 28 anos e, até a inserção do módulo, jamais recebeu acompanhamento médico adequado.

"É muito difícil levá-lo ao Centro de Saúde. Antes tinha que pedir para meu patrão ajuda para o transporte e para os remédios", afirma a mãe de Adilson, Nair Gameno Fernandes.

Segundo ela, a situação mudou muito com a atuação da equipe do módulo. Hoje, as convulsões acontecem raramente e Adilson se tornou menos agressivo.

Em casos como o de Adilson, os profissionais do módulo rural vão até o domicílio, colhem amostras para exames laboratoriais, tais como urina e sangue, e depois os resultados são levados até o paciente. Além disso, a família é orientada quanto aos cuidados que devem ser feitos de enfermagem, como e em que hora ministrar a medicação, qual a alimentação mais adequada entre outros.

O módulo itinerante também facilitou a vida da colhedora de uvas Maria de Oliveira Pires, de 44 anos. Segundo ela, que mora na Fazenda da Estiva há 31 anos, a estrada se torna ruim com a chuva e o ponto de ônibus fica distante, condições que sempre dificultaram seu acesso ao Centro de Saúde até mesmo para questões fundamentais como as relacionadas à saúde da mulher. "A gente sempre teve que ir em busca da saúde, agora a saúde vem até nós. Isto é muito importante", afirma.

De acordo com o enfermeiro Roni, dentre as vantagens do atendimento do módulo rural está a promoção da auto-estima, que melhora bastante, a adesão ao tratamento e a prevenção, já que é possível identificar e intervir antes que o caso se torne grave ou crônico. "Esses aspectos trazem bons resultados para toda equipe e a equipe reforça a confiança e estimula a autonomia da família e do paciente, principalmente", afirma.

A Secretaria de Saúde de Campinas também disponibiliza módulo itinerante para atender comunidades rurais na área do Village, na Região Norte, e na área do Carlos Gomes, na Região Leste.

Volta ao índice de notícias