Surtos de catapora continuam a ser registrados em Campinas

16/10/2003

Região de Campinas concentra o maior número de notificações de catapora do interior de São Paulo, com 3.749

Dados divulgados nesta quinta-feira, 16 de outubro, pela Secretaria de Saúde de Campinas mostram que a cidade continua a notificar casos de catapora (varicela). Desde a divulgação do último balanço, em 8 de outubro, a Vigilância Epidemiológica municipal registrou mais 13 ocorrências da doença em três instituições, o que eleva para 510 o número total de casos notificados desde agosto.

As ocorrências se referem a 55 surtos em creches da Prefeitura ou instituições filantrópicas. De acordo com os dados, 62,35%, ou seja 318 dos registros são de crianças entre 1 e 4 anos. Em seguida vem a faixa etária de 5 a 9 anos, com 26,08% percentual que representa 133 casos. Também foram registrados 15 casos, 2,94%, em menores de 1 ano. O restante das ocorrências estão nas outras faixas etárias.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância Epidemiológica municipal, disse que este ano a notificação da catapora foi estimulada pelo fornecimento gratuito de vacina pela Secretaria de Saúde do Estado. Pela primeira vez, o Estado liberou lotes para a vacinação gratuita de crianças matriculadas em creches onde há surtos. Até 2002, as doses eram liberadas somente para pessoas com deficiência imunológica grave.

Até ontem, a Direção Regional de Saúde (Dir-12), responsável por 42 municípios da Região, havia liberado para Campinas 2.147 doses da vacina contra a catapora. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda a liberação de outras 477 does para bloqueio em 5 instituições.

"A vacina é aplicada em crianças que estudam em creches em período integral que ainda não tiveram catapora", disse Maria do Carmo Ferreira. Segundo ela, a vacina é apenas um dos cuidados a serem adotados em casos de surto de catapora. "Também é necessário o afastamento da criança com catapora da creche ou escola pelo menos até o sexto dia do aparecimento das lesões, além de manter cuidados de higiene adequados".