Saúde lança manual para orientar pessoas que cuidam de acamados

21/10/2003

Objetivo é ampliar políticas que visam promover a vida, educar, prevenir, diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada os idosos

A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de lançar o Manual de cuidados domiciliares na terceira idade – guia prático para cuidadores informais. O objetivo é orientar o cuidador sobre como lidar com a pessoa acamada e sobre os cuidados a serem adotados para que o paciente recupere-se no período mais breve possível ou mantenha-se estabilizado.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde divulgados nesta terça-feira, 21 de outubro, as equipes do Paidéia realizam, por mês, mais de 2,8 mil visitas domiciliares a pessoas restritas ao leito, a maioria delas na faixa etária acima dos 60 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas tem, atualmente, uma população de 97.214 cidadãos nesta faixa etária.

A médica sanitarista Dora Zanin, coordenadora da saúde do adulto na Prefeitura, explica que o acamado necessita de cuidados diários de enfermagem e outros relativos a dieta e a higiene. Também é necessário dispensar uma atenção ao ambiente em que o paciente vive, além de promover a autonomia e dispensar cuidados ao próprio cuidador. "Estas orientações estão contidas no manual", disse Dora Zanin.

O guia ainda traz informações sobre as alterações e doenças mais comuns no envelhecimento, prevenção na terceira idade, saúde bucal, terapia ocupacional, cuidados com a saúde mental, fisioterapia, entre outras.

Segundo dados publicados no último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde sobre morbi-mortalidade de idosos, o aumento da expectativa de vida provocou significativa mudança no perfil de doenças e mortes que afetam a população campineira. Com isso, as doenças crônicas, como as cardiovasculares, respiratórias e cânceres passaram a ocupar a maior parte das ocorrências e provocam 75% das mortes.

Essas taxas, segundo Dora, podem ser reduzidas com a ampliação da assistência à saúde e a promoção de comportamentos saudáveis. "O manual também contempla estes aspectos, já que busca criar uma autonomia para os familiares, aponta medidas para aperfeiçoar os cuidados aos acamados ou restritos ao lar, ajuda a identificar principais causas das enfermidades e permite trabalhar na prevenção delas", disse.

Também constam no guia, informações sobre direitos dos idosos, como proceder em casos de urgência, o que fazer quando ocorrer morte na residência ou no hospital, telefones úteis e endereço de uma rede de apoio que inclui Organizações Não Governamentais (ONGs), pastoral do idoso, instituições que abrigam idosos, entre outras.

O Manual de cuidados domiciliares na terceira idade – guia prático para cuidadores informais foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas ocupacionais, dentistas, psicólogos, entre outros, e contou com a colaboração dos profissionais da Vigilância em Saúde da Prefeitura.

Os primeiros mil exemplares serão distribuídos para agentes comunitários de saúde e para outros profissionais das equipes do Paidéia. Futuramente, o guia será distribuído também para os familiares dos acamados.

Uma das famílias a ser beneficiadas com o manual é a do pedreiro aposentado Anísio Galvão, de 62 anos, que vive acamado há 11 anos por conta de um derrame que o deixou impossibilitado de falar e andar. Casado com Lurvina Aparecida Galvão, Anísio mora na área do CS São Cristóvão, Região Sudoeste de Campinas, e há quase dois anos recebe atendimento domiciliar periódico de uma equipe do Paidéia.