Prefeitura realiza operação Caixa Limpa

22/10/2003

Para apertar ainda mais o cerco contra a dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas iniciou em agosto a operação ´Caixa Limpa´. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da dengue, orientar os cidadãos sobre os cuidados a serem adotados com a caixa d´água e promover limpeza e manutenção de seis em seis meses.

O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, se reproduz na água e como a caixa d´água é um reservatório muito grande em apenas um recipiente podem ser encontradas milhares de larvas do inseto.

Para desenvolver a operação, a Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Prefeitura tomou como base um piloto realizado entre os dias 18 de agosto e 3 de setembro na região da Rodoviária. Na ação as equipes, compostas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e dos Distritos de Saúde Norte, Sul e Leste e da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), visitaram 585 imóveis em mais de 40 quarteirões.

Durante as ações as equipes identificaram uma grande quantidade de larvas do mosquito, principalmente nas caixas d´água. A cada três residências, em uma foi encontrada larva. Das 61 amostras coletadas em recipientes de água, 58 já foram analisadas e 56 confirmaram que a espécie tratava-se do Aedes aegypti.

A situação é grave, segundo Fernanda Borges, supervisora das ações da dengue da Prefeitura. De acordo com ela, as caixas d´água junto com os pratos de vasos de planta mantiveram a infestação nos meses de seca. "Com a chegada dos meses de calor e chuva, a proliferação do inseto é certa e, com isso, basta uma pessoa doente ser picada para se desencadear a transmissão num raio de 100 a 300 metros", disse.

Na área da Rodoviária, a situação é mais preocupante, segundo Fernanda, devido ao trânsito intenso de pessoas. "O risco da chegada de algum passageiro doente ser picado por um mosquito e iniciar a transmissão no local é enorme", explicou a supervisora. Diariamente, 12 mil pessoas passam pela Rodoviária de Campinas.

A operação ´Caixa Limpa´ é apenas uma das ações de combate à dengue na cidade. Para manter a dengue sob controle, a Prefeitura disponibiliza diariamente, nas cinco regiões de abrangência da cidade, agentes comunitários e outros profissionais de saúde que atuam para eliminar criadouros, orientar a população e desenvolver outras ações específicas de combate à doença. A Secretaria de Saúde ainda desenvolve campanhas educativas direcionadas à população, em parceria com representantes da sociedade, Universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), escolas entre outros.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde.

Cuidados com a caixa d´água:

A caixa d’água dever ser limpa a cada 6 meses conforme a seguinte orientação:

- Feche o registro impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia;

- Esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e acionando as descargas;

- Firme bem a escada e tenha cuidado com os fios elétricos;

- Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano;

- Esfregue as paredes e o fundo da caixa;

- Use somente panos e escova para a limpeza;

- Nunca use sabão, detergentes ou outros produtos;

- Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando pá, balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa;

- Deixe entrar água na caixa até encher e acrescentar 1 litro de água sanitária ( hipoclorito de sódio a 2%) para cada 1000 litros de água;

- Não use de forma alguma esta água por 2 horas;

- Passadas estas 2 horas, feche o registro ou bóia para não entrar água na caixa;

- Ao esvaziar a caixa, esta água servirá também para limpar e desinfetar os canos;

- Tampe a caixa-d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos;

- Anote, do lado de fora da caixa, a data da limpeza;

- Finalmente, abra a entrada de água e pode usá-la.