Prefeitura inaugura serviço de referência para diagnóstico e tratamento de lesão bucal

23/10/2003

Para marcar o Dia do Dentista, comemorado no próximo sábado, 25 de outubro, a Secretaria de Saúde de Campinas acaba de inaugurar um serviço de diagnóstico e tratamento de lesões bucais. As lesões bucais são feridas que aparecem nas partes moles da boca - lábio, língua e bochecha – e, se não tratadas, podem evoluir para um câncer.

Pesquisa recente promovida pelo Ministério da Saúde apontou que 11,9% dos moradores do Estado de São Paulo com idades entre 65 e 74 anos apresentavam algum tipo de alteração nos tecidos moles. Durante o estudo foram examinadas 16.708 pessoas das quais 815 estavam incluídas nesta faixa etária. Entre cidadãos na faixa etária de 35 a 44 – 1.718 dos pesquisados-, este percentual foi da ordem de 5,76 %.

A nova unidade funciona na rua Francisco Bueno de Lacerda, 300, no Parque Itália, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). Inicialmente, o atendimento ocorre às quartas-feiras e às quintas-feiras e os casos precisam ser encaminhados pelos Centros de Saúde (CSs).

O serviço foi viabilizado por meio da parceria com a ACDC. A associação oferece a estrutura física, que inclui consultório e recepcionista. Já a Secretaria de Saúde disponibiliza o profissional e o material de consumo. O dentista que vai atuar na unidade chama-se Rogério Jorge e possui doutorado na área.

De acordo com o dentista Isamu Murakami, coordenador da área de saúde bucal da Prefeitura, existem diversos tipos de lesão bucal e a maioria refere-se a casos simples e fáceis de tratar. No entanto, segundo Isamu, alguns casos já são potencialmente malignos e podem se transformar em câncer de boca.

Em 2002, no Estado de São Paulo, do total de óbitos por câncer na população masculina 6% foram causados por câncer de origem bucal. Entre as mulheres, do total de mortes por câncer, 1,2% tiveram como início um câncer de boca.

As estatísticas, segundo Isamu Murakami, reforçam ainda mais a necessidade de serviços como o que a Secretaria acaba de montar. O dentista afirmou que dentre as conclusões da pesquisa do Ministério da Saúde realizada no ano passado no Estado foi apontada a necessidade de que Campinas tivesse um serviço específico para tratar lesão bucal.

A nova unidade, segundo Isamu, possibilita o diagnóstico precoce das lesões e, conseqüentemente do câncer. "O novo serviço também permite promover mudança de hábitos, outro fator importante na prevenção do câncer bucal", disse. A unidade também permite orientar, tratar e acompanhar os casos e, se necessário, encaminhar para cirurgia.

De acordo com Isamu, se descoberto na fase inicial, o câncer de boca tem grandes chances de cura. "No entanto, os registros da Secretaria de Saúde de Campinas apontam que a maioria das pessoas que desenvolvem câncer de boca não tem a doença diagnosticada na fase inicial", afirmou.

Outra vantagem do novo serviço é que ele permite capacitar e estimular os profissionais das equipes do Paidéia, que atuam na atenção básica à saúde, para fazer exames mais apurados das lesões. Assim, disse Isamu, o município passa a contar com elementos fundamentais para o controle do câncer de boca: "a capacitação de pessoal da atenção básica à saúde e o fortalecimento de uma referência especializada competente de diagnóstico e tratamento".