Encontro discute educação popular e saúde

24/10/2003

Evento, que ocorre na Estação Cultura nestas sexta-feira e sábado, 24 e 25 de outubro, terá como tema "reconstruindo o espaço histórico"

Acontece em Campinas nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, o 1o encontro paulista de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde. As discussões ocorrem na Estação Cultura a partir das 18h desta sexta-feira e durante todo sábado na Escola Municipal de Cultura e Arte (Emcea). O tema do encontro será "Reconstruindo o espaço histórico".

Os encontros de Educação Popular e Saúde ocorrem em todos os estados do País e atendem a uma proposta do último Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco) ocorrido em agosto em Brasília.

Segundo a médica sanitarista Elizabeth de Leone Monteiro Smeke, que atua na organização do encontro de Campinas, a idéia surgiu diante da necessidade de conhecer melhor, socializar e trocar experiências brasileiras de educação popular em saúde que ocorrem isoladamente ou nas instituições.

Smeke é professora do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) e atua como assessora do Paidéia na Secretaria de Saúde de Campinas.

De acordo com ela, o intuito é fazer com que o encontro de Campinas desencadeie um processo de discussão da questão da educação popular a partir da troca de experiências que estão comprometidas com a qualidade de vida das pessoas.

"Pretendemos mapear e mostrar as várias iniciativas que reúnem saberes populares e tradições orais e que, junto com a pesquisa, estejam voltadas para a promoção em saúde e para a conquista de melhores condições de vida", afirmou.

Segundo a médica sanitarista, o encontro também será uma oportunidade para que os grupos possam discutir e refletir sobre as perspectivas da educação em saúde "que promova autonomia e responsabilização com desenvolvimento de vínculos comprometidos com o cuidado dos seres". O evento ainda servirá como preliminar para o Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde e como etapa da 12ª Conferência Nacional de Saúde, sendo que este último ocorre em dezembro em Brasília.

A expectativa da comissão organizadora é que o encontro reúna trezentas pessoas entre integrantes de movimentos, grupos, Organizações não Governamentais (ONGs), educadores e instituições que desenvolvem práticas de educação em saúde. A comissão informou que, excepcionalmente, serão aceitas inscrições de experiências de lugares distantes que não puderam fazê-lo com antecedência.

Na abertura, na sexta-feira, 24, serão apresentadas atividades integrativas, painéis, varais, pôsteres, performances, vídeos e músicas que tratam do tema. Na sábado, um painel vai expor o histórico da educação popular e saúde e sua interface com as instituições.

O histórico da educação popular será apresentado pela educadora em saúde da Secretaria de Estado Zenaide Lessa. A interface da educação popular e saúde com as instituições tem apresentação de José Ivo Pedrosa, coordenador da área de práticas de educação e promoção de saúde do Ministério da Saúde. A elaboração e análise das propostas será acompanhada pelo coordenador da Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde, Eduardo Navarro Stotz.

Ainda na parte da manhã haverá constituição de grupos para discussão dos temas e, à tarde, apresentação de propostas e conclusões. Um show encerra o evento a partir das 18h.

O encontro é uma realização da Secretaria de Saúde de Campinas, do Ministério da Saúde e da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. Informações podem ser obtidas com Sílvia Nicolau pelo telefone 0 xx 19 3735 0184 ou pelo endereço eletrônico saude.cms@campinas.sp.gov.br