Saúde lança manual que orienta controle e prevenção de pragas

24/10/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas lança hoje, 24 de outubro, a partir das 18h, durante o 1o Encontro Paulista de Educação Popular e Saúde, a primeira edição do Manual sobre Controle Integrado de Pragas. O Encontro vai ser realizado na Escola Municipal de Cultura e Arte (Emcea), na Estação Cultura.

O guia contém informações técnicas sobre controle e maneiras de prevenção de pragas – formigas, cupins, baratas, ratos, carrapatos, pulgas, pombos, escorpião e outros - e tem como objetivo orientar as ações das equipes do Paidéia que lidam com a questão no dia-a-dia, especialmente agentes comunitários de saúde.

"O propósito é ajudar profissionais de saúde da rede básica no controle e prevenção das principais pragas urbanas", disse a médica veterinária do Distrito de Saúde Sul Andrea von Zuben, que coordenou a elaboração do manual.

De acordo com o biólogo Daniel Coradi de Freitas, coordenador da Vigilância em Saúde Sul, o material estará disponível para as equipes de todos os Centros de Saúde da Prefeitura e demais interessados e, em breve, vai constar no site da Secretaria de Saúde.

O manual foi elaborado por uma equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Sul e é parte do projeto de descentralização das ações básicas de vigilância sanitária. Com a publicação, a Secretaria de Saúde dá mais um passo no processo de capacitação dos trabalhadores da saúde promovido pelas cinco Visas municipais.
"O manual conclui mais uma etapa de descentralização de ações de baixa complexidade de vigilância sanitária e ambiental que incluiu também os manuais de Vigilância em Saúde em Creches e Pré-escolas e de Vigilância em Saúde em Instituições que Abrigam Idosos", informou Daniel.