Prefeitura vacina mais de 105 mil cães contra a raiva animal

24/10/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 105.902 cães contra a raiva animal na Campanha de Vacinação Anti-Rábica promovida em cinco finais de semana nos meses de setembro outubro. O número de doses aplicadas supera em mais de 8 mil a meta pactuada com o Instituto Pasteur estipulada em 97.703 cães.

O balanço consta no relatório divulgado nesta sexta-feira, 24 de outubro, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Campinas e aponta também que 9.741 gatos receberam a anti-rábica este ano. O total representa um crescimento no número de doses de 19,8% em relação ao ano passado, quando 8.128 receberam a vacina na campanha.

A médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora do CCZ de Campinas, avalia que o resultado da campanha foi bom. "Superamos em 11,3% o número de doses aplicadas em cães se compararmos com 2002. É um incremento muito bom", disse.

De acordo com a coordenadora do CCZ, a melhora nos índices se deve ao esforço conjunto das equipes de saúde do município e às ações desencadeadas pela Prefeitura para aperfeiçoar as estratégias da vacinação contra a raiva animal na cidade. Uma das iniciativas neste sentido foi a vacinação domiciliar, promovida pela primeira vez para propriedades com mais de três gatos e/ou mais de quatro cães.

Ao avaliar a cobertura vacinal nos gatos, Jeanette disse que, apesar do percentual de quase 20% a mais, o resultado ainda não é o ideal. "Vacinamos mais que em 2002, porém esperávamos aplicar mais de 10 mil doses em gatos", disse. Segundo ela, a Secretaria de Saúde vai buscar alternativas para melhorar ainda mais a vacinação de gatos para o próximo ano.

Nas cinco etapas da campanha, foram mobilizadas 767 pessoas, entre servidores e voluntários, em mais de 295 postos de vacinação em toda cidade. Na área rural, nos locais mais distantes e nas residências com mais de três gatos ou quatro cães, as doses chegaram em unidades volantes por causa do acesso difícil ou da dificuldade dos cidadãos de levar um grande número de animais ao posto. As equipes volantes aplicaram 3.398 doses em cães e 1.160 em gatos.

Doença incurável - A raiva é uma doença fatal que ataca todos os mamíferos. É transmitida pelo contato de um animal contaminado para outro animal ou para o homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhão.

Jeanette explicou que cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. "Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é fundamental para evitar que a doença acometa o homem", disse.

Ela informou que o Centro de Controle de Zoonoses é posto de vacinação permanente. Portanto, aqueles que não levaram seus animais para tomar a dose na campanha podem procurar o serviço que a vacina será aplicada gratuitamente. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3245 1219.