Mais de 300 participam de encontro de Educação Popular e Saúde em Campinas

28/10/2003

Mais de 300 pessoas de cidades do Estado de São Paulo participaram do 1o encontro paulista de Educação Popular e Saúde - "Reconstruindo o espaço histórico" no último final de semana, 24 e 25 de outubro, em Campinas. As discussões aconteceram na Estação Cultura. De acordo com a coordenação do encontro, este foi o evento sobre o assunto que reuniu o maior número de participantes de que se tem notícia no Brasil nos últimos anos.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde de Campinas, pelo Ministério da Saúde e pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde e teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

De acordo com a coordenação do evento, mais de 100 trabalhos se inscreveram para o encontro de Campinas. Os destaques, segundo a médica sanitarista Elizabeth de Leoni Monteiro Smeke, uma das organizadoras do evento, foram os trabalhos apresentados pelo Movimento de Reintegração do Hansenianos (Mohan) e pelos grupos de Hip Hop.

Também merecem destaques, segundo Elizabeth Smeke, os lançamentos dos vídeos A pedagogia da experiência e Movimentos sociais por uma política de saúde dirigidos pela assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de Campinas Odila Fonseca. O material pedagógico foi financiado pelo Ministério da Saúde e será utilizado durante os cursos de capacitação de conselheiros de saúde municipais e estaduais.

Durante o evento também foram eleitos os delegados para o Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. Outros encontros como o de Campinas estão acontecendo em todos os estados do País para atender à proposta do último Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), ocorrido em agosto em Brasília, de realizar o primeiro encontro nacional sobre o tema.

O encontro de Campinas também serve como etapa preparatória para a 12a Conferência Nacional de Saúde que acontece em Brasília em dezembro.