Saúde promove seminário de redução de danos

29/10/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta sexta-feira, 31 de outubro, o 1º Seminário Municipal de Redução de Danos. O evento acontece das 8h às 18h no Centro de Convenções da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), na rua José Paulino, 1.369, e tem como tema "Trocando idéias, quebrando preconceitos e construindo redes".

Em campinas, desde o final de 2.000, a Prefeitura mantém o Programa de Redução de Danos, direcionado para usuários de drogas, principalmente injetáveis, com o objetivo principal de reduzir a infecção pelo vírus HIV e por outros que causam a hepatite B e a hepatite C, além de reduzir a contaminação por outras doenças transmissíveis pela relação sexual.

Os últimos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal apontam que 23% dos casos de Aids registrados na cidade são referentes a pessoas que se infectaram ao compartilhar seringas e agulhas durante o uso de drogas. A média brasileira e mundial de doentes de Aids usuários de drogas injetáveis é de 18%.

O Seminário Municipal de Redução de Danos, organizado pela coordenação do Programa de Redução de Danos de Campinas e pelo Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde (Cets), é dirigido a pessoas que atuam nas áreas de saúde especialmente aquelas que lidam com as questões das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e drogas. As vagas são limitadas.

Segundo a enfermeira sanitarista Valdete Alves Queiroz, coordenadora do Programa Municipal de Redução de Danos, o objetivo do seminário é mostrar o trabalho desenvolvido na cidade para os serviços de saúde do município e para profissionais das universidades, Polícias Civil e Militar e Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam com a questão da Aids/drogas.

Atualmente, de acordo com Valdete, Campinas conta com equipes de redução de danos nas regiões Sudoeste, Noroeste, Leste, Sul e no Centro da cidade. Por meio do programa, os usuários de drogas recebem kit que contém seringas, ampolas com água para diluir, recipientes para preparar, lenços umedecidos para desinfecção e camisinhas.

O kit contém ainda folheto com explicações sobre a necessidade de não compartilhar seringas e de usar o preservativo nas relações sexuais, além de informações sobre Aids, sífilis e hepatite e o telefone do disque Aids.

De acordo com Valdete, a meta é expandir o programa para todo município e trabalhar com os Centros de Saúde para que eles passem a acolher o usuário de drogas. "Queremos formar uma rede que inclua a participação efetiva da comunidade na questão da prevenção. O seminário é mais um avanço neste sentido", afirmou Valdete.

A mesa de abertura do seminário vai contar com a participação da Secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, da coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids, Denise Doneda, e do diretor da Direção Regional de Saúde (Dir) 12, Sérgio Greco. Também vão compor a mesa o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Arthur Kalichmam, e a coordenadora do Programa Municipal, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilário.

Dentre os temas a serem expostos e debatidos estão o Histórico e tendências da epidemia DST/HIV/Aids, Uso de drogas, Saúde mental e redução de danos, Legislação e uso de drogas e Direitos humanos e cidadania.

A partir das 14h, os participantes vão poder conhecer o Programa de Redução de Danos de Campinas e as experiências dos redutores de danos. Também será apresentado um filme elaborado pelo Ministério da Saúde sobre o tema e, no encerramento, haverá atividade cultural. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3236 2089 ou 3235 1812, com Fernando ou Rita.