Seminário discute atenção à saúde mental da criança

05/10/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas promove, na sexta-feira, dia 8 de outubro, das 8h às 18h, na Estação Cultura, um seminário sobre atenção às crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com o tema "Os desafios na atenção à criança".

O evento, direcionado às equipes de saúde da família e equipes de saúde mental, tem como objetivo discutir a medicalização dos transtornos de conduta e sensibilizar os profissionais quanto às ferramentas disponíveis para o atendimento dessas patologias.

O seminário terá a participação da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, e da assessora técnica em Saúde Mental do Ministério da Saúde, Cristina Ventura, que vão apresentar as políticas de saúde mental na cidade e no país, respectivamente. Haverá ainda, grupos de discussão de casos e mesas redondas para debater assuntos ligados ao tema.

Programação:

8h – Recepção

9h - Abertura:

• Atenção a Saúde Mental da Criança e Adolescente em Campinas

Drª Maria do Carmo C. Carpintéro – Secretária Municipal de Saúde

• Política Nacional de Saúde Mental da Criança e Adolescente.

Drª Cristina Ventura – Ministério da Saúde

10h – Mesa Redonda: "Manifestações da criança diante do viver"

Coordenação: Sra. Eliana Maria G. L. Figueiredo – Caps Cevi

Debatedora: Drª Cristina Ventura – Ministério da Saúde

Palestrantes: Dr. Fernando César Chacra – Deptº de Pediatria da Unicamp

Drª Maria Nurymar Brandão Benetti – Faculdade de Psicologia PUCC

11h30 – Debate

12h – Intervalo

13h30 – Formação de grupos multidisciplinares para estudo de caso.

14h30 – Apresentação dos casos.

15h45 – Mesa Redonda: "Diversos olhares sobre a criança com Transtornos de déficit de Atenção e Hiperatividade".

Coordenação: - Priscila Chakkour – Apoio Técnico na área da Criança e Adolescente – Secretaria Municipal de Saúde

Palestrantes: - Dr. Roberto Kfouri – psiquiatra do Caps Cevi - Centro de Vivência Infantil - Secretaria Municipal de Saúde

- Dr. Leonardo Souza Oliveira – neurologista do PS Ouro Verde – Secretaria Municipal de Saúde

- Dr. Ricardo César Caraffa – Departamento de Pediatria - Unicamp

- Drª Raquel Guzzo – Faculdade de Psicologia da PUCC.

17h15 – Debate