Saúde reorganiza assistência e amplia recursos e serviços na área de oftalmologia

05/10/2004

Denize Assis

Para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de oftalmologia, a Secretaria de Saúde de Campinas firmou, desde a última segunda-feira, dia 4 de outubro, convênio com a Fundação Dr. João Penido Burnier.

Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza 16,5 mil atendimentos por mês na área de oftalmologia, sendo 14 mil consultas e 2,5 mil procedimentos diagnósticos e cirúrgicos, incluindo cirurgias de catarata. Estes atendimentos são feitos por meio dos serviços próprios – Policlínica 2 e Ambulatório Ouro Verde - e de antigos parceiros do SUS/Campinas – Instituto Raskin, Irmandade de Misericórdia ou Santa Casa e Hospital Celso Pierro. Com o convênio com o Penido Burnier, a estimativa é realizar mais 700 consultas por mês, além de 60 procedimentos diagnósticos e 20 cirurgias.

"Para garantir maior acesso, a Secretaria também firmou convênio com o Instituto Raskin e ampliou as parcerias com o Hospital Celso Pierro e Irmandade de Misericórdia. Além disso, iniciou processo de compra de equipamentos para os ambulatórios de oftalmologia da Policlínica 2 e do Complexo Ouro Verde, o que vai permitir um aumento de 40% no atendimento básico realizado na própria rede de serviços da Prefeitura", diz a sanitarista Sheila Carmanhanes Moreira, advogada da Secretaria de Saúde.

Segundo o médico sanitarista Roberto Marden Farias, diretor municipal de Saúde de Campinas, além de ampliar os recursos destinados às políticas e à assistência na área de oftalmologia, o Governo Municipal também se preocupou em fazer com a que a verba para a área fosse melhor aproveitada. "Reorientamos a atenção na área de oftalmologia e passamos a oferecer mais serviços e serviços diferentes como por exemplo procedimentos a laser", diz Farias.

Além disso, de acordo com o diretor, os serviços passaram a atuar de maneira integrada com a rede municipal de saúde e entre eles. "Esta nova maneira de atuar permite que a Secretaria de Saúde possa trabalhar utilizando o critério da classificação de risco, encaminhando precocemente patologias que se não tratadas rapidamente podem levar à cegueira ou à visão subnormal. Nosso objetivo principal é reduzir a cegueira evitável a zero", afirma Roberto Farias.

Segundo o diretor de Saúde, toda reorientação da assistência à oftalmologia foi elaborada por um grupo de técnicos da Secretaria de Saúde com base em portarias do Ministério da Saúde e em diretrizes da Organização Mundial da Saúde.

Para fazer uma consulta de oftalmologia com os serviços conveniados com a Secretaria de Saúde ou nos ambulatórios de referência da rede municipal, o paciente precisa primeiro ir ao Centro de Saúde ou Unidade de Saúde da Família para avaliação prévia da sua equipe de referência do Paidéia.

Se for caso de urgência, como os de pessoas com sintomas como perda súbita da visão, dor ocular ou corpo estranho, ele será encaminhado imediatamente para o serviço especializado. Também serão priorizados casos como os de usuários com problemas que podem levar à cegueira, como diabéticos com mais de cinco anos de diagnóstico e portadores de glaucoma entre outros.