Unidades de saúde promovem festa para marcar Dia das Crianças

06/10/2004

Talita El Kadri

Em comemoração ao Dia da Criança, a Policlínica 3, da Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 7, na Associação dos Servidores Públicos Municipais, na rua Alagoas, 200, no bairro São Bernardo, festas para as crianças atendidas no Serviço de Atenção à Dificuldade de Aprendizagem (Sada), do Serviço de Neurologia e de Cardiologia da unidade. As atividades ocorrem em dois horários, às 9h e às 13h30.

A programação inclui apresentação de música clássica em flauta doce, show de palhaços e gincanas e brincadeiras com participação das crianças e famílias. Haverá ainda distribuição de lembrancinhas e guloseimas, sorteio de brindes para o pais das crianças usuárias e um lanche comunitário, com comes e bebes trazidos pelas famílias.

Segundo a psicóloga da Policlínica III, Rosangela de Fátima Villar, durante a festa vai ser feita a premiação do concurso de desenho promovido pela unidade, no mês de setembro. Participaram usuários de 8 a 16 anos que, durante as atividades dos serviços da unidade, fizeram desenhos com o tema "O que eu proponho para um mundo melhor". Os melhores trabalhos foram escolhidos e votados pelos próprios participantes e familiares.

"A comemoração e as atividades assistidas proporcionam que haja integração entre crianças, famílias e serviço de saúde. Desta forma, estas crianças se sentem valorizadas e queridas, o que, conseqüentemente, é muito importante na melhora do quadro de saúde desses pequenos usuários", afirma Rosangela.

Dic III. No Centro de Saúde (CS) Dic III, o Dia das Crianças será comemorado na sexta-feira, dia 8, com distribuição de bolo, cachorro quente e pipoca, arrecadados no comércio da região ou doados e produzidos pelos próprios funcionários do CS. Os convidados são as crianças e famílias do grupo de desnutridos. A festa acontece das 9h às 13h na Sede Social do Dic II, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Dic II.

Segundo a enfermeira do CS Dic III, Lindomar Coutinho de Rezende Ferreira, essa é uma oportunidade para aumentar o vínculo dos usuários com a unidade, já que os convidados participam de um momento divertido com a equipe de saúde. Os profissionais do CS aproveitam, ainda, para dar orientações sobre saúde. "É nessa ocasião, também, que os grupos da unidade recebem mais participantes e, assim, podemos promover ações e atividade para a boa saúde dos moradores da região".

O grupo de desnutridos do CS Dic III tem cerca de 150 crianças cadastradas. O serviço promove reuniões mensais nas quais as crianças são pesadas, avaliadas e as mães recebem orientações para melhorar a alimentação e saúde dos filhos.

De acordo com Lindomar, as crianças que participam do grupo já apresentam bons resultados e o índice de desnutridos na região tem diminuído de maneira notável. O CS Dic III é referencia para 38 mil pessoas de 16 bairros da região Sudoeste da cidade.

Itajaí. O CS Itajaí, na região Noroeste, também vai lembrar a data em comemoração ao Dia das Crianças durante as festividades pelo aniversário de um ano do CS, no domingo, dia 10. Serão premiados os melhores desenhos ou redações sobre o tema "Qual o significado (para as pessoas, famílias e comunidade) do CS neste 1° ano de existência?".

Volta ao índice de notícias