Usuários e equipe do Centro de Saúde Itajaí fazem festa para marcar 1º aniversário da unidade

07/10/2004

Talita El Kadri

Para comemorar o primeiro aniversário do Centro de Saúde (CS) do Parque Itajaí, inaugurado em 4 de outubro de 2003, a equipe de profissionais do serviço, em parceria com o Conselho Local de Saúde (CLS) e com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, Esportes e Turismo, promove neste domingo, dia 10, às 10h, uma grande festa no próprio CS, na rua Paulo Gliwkoff, 160.

No evento vão estar presentes a Prefeita Izalene Tiene, a Secretária de Saúde, a médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpintéro, e a coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste, a enfermeira sanitarista Maria Filomena Golveia Vilela.

A festividade conta com petiscos e bolos doados por comerciantes da região, ato ecumênico e uma apresentação de dança solo da Ação Cultural da Região Noroeste. As comemorações, que terão início com um abraço simbólico de usuários e funcionários da unidade no CS, incluem ainda inauguração de uma placa com o novo nome do CS.

"A placa para identificar o novo nome da unidade, Centro de Saúde Jencabema Fenz (Elizabeth), foi doada por uma empresa da região. O nome é uma homenagem à campineira que foi exemplo para a comunidade. A nova denominação foi estabelecida pela Lei nº 12.068 de 9 de setembro de 2004", diz a coordenadora do CS Itajaí, a fonoaudióloga Maria Rita de Oliveira.

Durante as comemorações vai haver exposições de fotos e demonstração de um balanço geral do primeiro ano de funcionamento do serviço. Segundo Maria Rita, o Conselho Local de Saúde vai premiar, ainda, os melhores trabalhos do concurso de desenhos sobre o tema "Qual o significado do Centro de Saúde (para as pessoas, famílias, comunidade) neste 1º ano de existência?", promovido pelo CS, escolas e Organizações não-governamentais (ONG`s) da região.

Também para comemorar o aniversário da unidade e a semana da criança, o CS, em parceria com as ONG´s Casa dos Anjos e Resgate de Amor e da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Brincando com as Letras, promove, amanhã, dia 8, uma gincana na Associação de Moradores do Itajaí 1 e 2.

Acesso ampliado. De acordo com Maria Rita, a criação do Centro de Saúde do Parque Itajaí facilitou o acesso ao sistema público de saúde para mais de 9 mil moradores dos bairros Parque Itajaí 1, 2, 3 e 4, e Lilisa. A construção da unidade, diz Maria Rita, era uma reivindicação antiga da comunidade, foi apontada no Orçamento Participativo na temática Saúde e custou R$ 237 mil. "Pudemos aproximar o serviço e os usuários. Desta forma conseguimos desenvolver ações de prevenção e promover a qualidade de vida das pessoas da comunidade", afirma.

Além do CS Itajaí, a Secretaria de Saúde de Campinas inaugurou, nos últimos 3 anos e meio, o CS União de Bairros, na Região Sudoeste, o CS Carvalho de Moura, Região Sul, e 14 unidades do Paidéia Saúde da Família.