Vigilância em Saúde notificou seis surtos de varicela em outubro

08/10/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde registrou seis surtos de varicela (catapora), desde a última sexta-feira, dia 1 de outubro, o que eleva para 27 o número de surtos notificados à Vigilância em Saúde (Visa) Municipal desde junho. As notificações da primeira semana de outubro representam 66,6% do total de surtos registrados em setembro, mês em que foram informados 9 surtos, e já ultrapassam em 50% o montante de agosto, quando foram notificados 4 surtos.

"A varicela é sazonal e os surtos ocorrem com maior freqüência no final do inverno e início da primavera. Portanto, esta é a época esperada para o aumento das notificações", diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Visa de Campinas. Segundo a sanitarista, não existe este ano e não houve no ano passado nenhuma situação anormal com relação a esta doença na cidade. "O que ocorreu é que, desde 2003, passaram a ser disponibilizadas vacinas para surtos e a entrega das doses está condicionada à comunicação dos casos. Por isso, Campinas passou a notificar mais", afirma.

Em 2003, de junho a novembro, 67 surtos de varicela foram notificados à Visa de Campinas, o que totalizou 700 casos. Este ano, os 27 surtos informados somam 388 casos, sendo que apenas três foram em pessoas com mais de 15 anos. A faixa etária mais acometida é a de crianças de 1 a 4 anos, com 195 ocorrências o que representa 50,2%.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Visa, todas as ações de controle e vigilância epidemiológica estão sendo realizadas de forma criteriosa e correta em todos os surtos informados à vigilância. A orientação da Secretaria de Saúde, conforme normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), é de que crianças com suspeita de catapora sejam encaminhadas aos centros de saúde e, confirmado o diagnóstico, afastadas da creche ou escola até o sétimo dia após o surgimento das lesões ou até que todas as crostas tenham caído.

Também é importante, informa Brigina, manter cuidados com a higiene, como aparar as unhas da criança e manter o banho diário. "Estas medidas simples podem evitar a infecção das vesículas por bactérias, que podem agravar o quadro", diz. A sanitarista afirma ainda que a aspirina nunca deve ser utilizada para o tratamento, pois pode causar complicação.

A catapora é uma doença contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster, que atinge principalmente menores de 15 anos. A principal forma de manifestação da doença – segundo explicou a enfermeira – é o surgimento de pequenas bolhas pelo corpo, que evoluem para crostas e cicatrizam em aproximadamente cinco dias. O quadro também pode apresentar febre e indisposição.

"Na imensa maioria dos casos, a varicela é benigna. No entanto, pacientes com desnutrição ou quadro de baixa imunidade tendem a apresentar formas mais graves da doença, como pneumonia e complicações hemorrágicas, o que pode causar óbitos", diz Brigina.

Volta ao índice de notícias