Grupo de obesos do CS União dos Bairros comemora bons resultados

08/10/2004

Talita El Kadri

Na semana em que o Brasil marca o Dia Nacional de Controle à Obesidade, 11 de outubro, usuários que participam dos grupos de obesos do Centro de Saúde União de Bairros comemoram os resultados obtidos – a soma dos quilos eliminados pelos componentes equivale ao peso de sete sacos de arroz ou 35 quilos. O grupo de 30 pessoas, formado há pouco mais de um mês, reúne-se todas as quartas-feiras, às 14h, na Escola de Madeira, no bairro Vida Nova, região Sudoeste da cidade.

Os encontros, que incluem aulas de ginástica, orientação alimentar, controle do peso entre outras atividades, são promovidos por dois médicos generalistas, duas auxiliares de enfermagem e três agentes de saúde. Durante as sessões, os usuários também discutem assuntos de interesse do grupo, que baseiam-se na promoção da saúde e da auto-estima.

De acordo com a coordenadora do CS, a enfermeira sanitarista Márcia Helena do Amaral, o principal objetivo do grupo de obesos do CS é fazer com que os participantes melhorem a qualidade de vida. "A obesidade agrava outras patologias e por isso pretendemos que emagreçam o suficiente para que o sobrepeso não afete a saúde. Não queremos transformá-los em padrão de beleza", diz. Ela completa que a criação do grupo foi uma idéia da equipe de saúde da unidade devido ao grande número de usuários com peso acima do recomendável.

"Iniciamos as atividades com os pacientes que apresentavam casos mais graves, porém, não esperávamos tanta adesão – Márcia diz ainda que a procura pelo grupo foi tão grande que outras turmas devem ser formados em breve -. Esperávamos encontrar, em nossa região, problemas referentes a desnutrição devido as dificuldades pelas quais a população local está sujeita. Mesmo assim, nos deparamos com um muitos casos de obesidade, o que comprova que a doença atinge a todos, homens e mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais".

O CS União de Bairros é referência para as chácaras e fazendas do Friburgo e para cinco bairros da região Sudoeste da cidade. O CS fica na avenida Pedro Degrecci, s/n, na Vila Vitória. O telefone da unidade é 3226-9856 ou 3226-6300.

Volta ao índice de notícias