CS Itajaí faz um ano com mais de 7 mil procedimentos por mês

08/10/2004

Talita El Kadri

O CS Itajaí, na região Noroeste de Campinas, comemora neste mês de outubro um ano de existência com a marca de 7,3 mil procedimentos por mês, entre consultas médicas, de odontologia e de enfermagem, atendimentos domiciliares, trabalhos em grupo e na comunidade, curativos, aplicação de vacinas, ações de prevenção entre outros. Segundo a coordenadora da unidade, a fonoaudióloga Maria Rita de Oliveira, além de facilitar o acesso aos cidadãos, o centro de saúde melhorou a capacidade das equipes de solucionar os problemas de saúde da população.

"A proximidade das equipes com a comunidade amplia a capacidade de detectar principais riscos e intervir nesse casos. Além disso, fortalece o vínculo e propicia o desenvolvimento de atividades terapêuticas individuais e em grupo e também permite reforçar e ampliar as atividades intersetoriais", diz ela.

Para oferecer um atendimento mais apropriado para a população dos cinco bairros, o CS também promove grupos de hipertensos, diabéticos, caminhadas, ginástica chinesa lian gong, karatê e, também, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, tem um grupo de atividade física e jogos recreativos para a terceira idade.

Maria Rita informa que a população da área do Itajaí é constituída por uma maioria de crianças e adultos jovens. São registradas 380 atendimentos em crianças por mês e 649 em adultos. Outros levantamentos apontam que os atendimentos de odontologia somam 273 por mês, os de enfermagem chegam a 3.067 mil e a farmácia recebe 2.113 mil receitas por mês. Ela afirma, ainda, que a maneira de atuar da equipe de saúde também tem como base a humanização do atendimento, com visitas domiciliares, que, atualmente são 200 mensais.

De acordo com a coordenadora, apesar de proporcionar melhorias significativas para a população, o CS ainda enfrenta muitos desafios. "Concluímos apenas 42,7% do cadastramento das famílias da região. Queremos promover ações para diminuir os indicadores de mortalidade mais freqüentes nessa população e promover a consolidação de equipes de saúde para proporcionar integração e vínculo do serviço com a comunidade", afirma.

Volta ao índice de notícias