Seminário discute posse responsável de animais

14/10/2004

Talita El Kadri

A Câmara Municipal de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o Grupo de Apoio dos Animais de Rua (Gaar) e a Associação dos Amigos dos Animais de Campinas (AAAC) promovem neste sábado, dia 16 de outubro, das 8h às 18h, no Salão Vermelho da Prefeitura, o seminário Posse responsável de animais: uma questão de cidadania. O evento é direcionado a profissionais da área de saúde, meio ambiente e educação, trabalhadores do setor de produtos e serviços veterinários de empresas em geral, policiais militares e civis, guardas municipais, imprensa e população.

De acordo com a médica veterinária da Saúde Coletiva de Campinas, Jeanette Trigo Nasser, o objetivo é informar sobre doenças e saúde pública, sobre proteção e bem-estar do animal, controle da população de animais e educação da comunidade em relação à posse responsável – cuidados com o animal para promover convivência saudável entre o bicho, o dono e a comunidade.

"Apesar de existirem leis que regulam a forma correta de tratamento e cuidados com animais, queremos conscientizar a população em relação aos ricos e deveres que os proprietários devem ter para evitar agravos decorrentes de más condutas. O prejuízo é notado por meio da transmissão de zoonozes, ocorrência de mordeduras e acidentes de trânsito por atropelamento de animais, entre outros", diz ela.

De acordo com a Saúde Coletiva Municipal, Campinas registrou, este ano, 1.685 notificações de atendimentos anti-rábicos por cães e 137 por gatos. Jeanette afirma que a notificação é importante, principalmente em casos que envolvem animais desconhecidos, e que esse número tende a diminuir com as ações que a Secretaria de Saúde adota em relação à posse responsável.

Segundo ela, a cidade promove campanhas de conscientização da população e de vacinação de animais, elabora cartilhas para ensinar crianças e informar a comunidade e, ainda, desenvolve atualmente um projeto piloto chamado Bicho Legal. "Por meio dele a população tem a oportunidade de castrar seu animal e, principalmente, aprender, por palestras, a maneira correta de cuidar de seu bicho sem que incomode outros e preservando a saúde de todos", afirma.

A médica veterinária informa que já ocorreu uma primeira etapa do projeto no Centro de Saúde Florence, da região Noroeste, com ótimos resultados. "A intenção é dar continuidade ao trabalho visando, principalmente, informar e educar a comunidade em relação ao tema", completa.

Quem quiser participar do seminário deve se inscrever por meio do telefone da Câmara Municipal de Campinas 19 3736-1396 ou pela internet pelo endereço www.camaracampinas.sp.gov.br