Dic III recebe etapa extra da vacinação anti-rábica na terça

15/10/2004

Denize Assis

A área do Centro de Saúde Dic III recebe na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, a equipe que trabalha na etapa complementar de vacinação anti-rábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde na Região Sudoeste de Campinas. As doses, gratuitas, estarão disponíveis das 13h às 16h em um posto no Centro Social Parque Vista Alegre, na rua Bárbara Heliodora, 120, no Parque Vista Alegre.

Ainda na semana que vem, na quarta-feira, dia 20, a vacinação ocorre na área do Centro de Saúde Vista Alegre, em postos instalados na Escola Benevenuto Torres, das 9h às 10h30, na Escola Elza Pelegrinni, das 10h30 às 12h, na Associação Comercial do Jardim Maria Helena, das 13h às 14h30, e na Casa do Bombeiro, das 14h30 às 16h. Também no dia 20, as doses estarão disponíveis na área do Centro de Saúde União de Bairros, no Módulo Escola de Madeira, das 13h às 16h.

Na quinta-feira, dia 21, é a vez do Centro de Saúde Itatinga, onde haverá um posto instalado no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, das 14h30 às 16h. A etapa complementar na Região Sudoeste acontece até o dia 9 de novembro e é necessária porque na Região Sudoeste foram vacinados, durante a Campanha de Vacinação Anti-rábica de 2004, 3,7 mil animais a menos do que a meta que era imunizar pelo menos 25,1 mil cães e 2,1 mil gatos. A campanha aconteceu em todas as regiões de Campinas entre agosto e setembro e a meta, em toda cidade, era vacinar 13 mil gatos e 130 mil cães.

"É necessário que as pessoas compreendam a importância de levar seus gatos e cães para tomar a dose da anti-rábica nas campanhas. Vacinar animais de todos os bairros ao mesmo tempo garante a homogeneidade necessária para reduzir ao mínimo a possibilidade do vírus rábico circular no nosso bairro, na nossa cidade. Também é oportunidade de vacinar os animais de forma gratuita", afirma a bióloga Ellen Fagundes, coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste.

Ellen informa que todos os gatos e cães com mais de dois meses, inclusive animais em gestação e mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem ser levados aos postos. A vacina não tem contra-indicações. Os animais que forem vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após um mês. Neste caso, a vacina pode ser feita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde a dose é de graça, ou, se o dono preferir, em veterinário particular.

Saiba mais. A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem. Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem.

Volta ao índice de notícias