Vila Palmeiras recebe equipes que atuam no combate à dengue

18/10/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde promove no próximo dia 22, na Vila Palmeiras, área de abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, mais uma operação cata-bagulho, com a finalidade de reduzir ainda mais o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, na região. A operação será realizada por agentes de saúde do São Domingos, Módulo Paidéia do Campo Bello 1 e Módulo Fernanda, com apoio do caminhão do Departamento de Limpeza Urbana (DLU).

Segundo o supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, Giovani Del Gallo, a operação é mais uma das ações implementadas para o controle da dengue no São Domingos, área que enfrentou, em 2002, a maior epidemia da doença da história de Campinas com mais de 600 casos confirmados, entre eles pelo menos 100 da forma hemorrágica, a mais grave. "Para auxiliar nesse trabalho a Visa Sul vai promover ainda, durante toda a semana, a Operação Telagem, que consiste em verificar a necessidade de cobrir com telas milimétricas caixas d`água das casas desses bairros", afirma.

De acordo com o também supervisor de controle ambiental da Visa Sul, Jorge Antônio, além do recolhimento de objetos que possam acumular água e, portanto, servir de abrigo para o mosquito, a ação consiste em conscientizar a população sensibilizando-os definitivamente para a importância da luta contra a dengue.

"Os moradores são avisados pelos agentes de saúde, com antecedência, da data e horário que o caminhão cata-bagulho passará por seu bairro. Com isso, o cidadão pode retirar criadouros removíveis de suas casas, como baldes, garrafas e pneus, e colocá-los para coleta", diz. Ele afirma que desta maneira o trabalho da equipe é facilitado e o resultado final é ainda melhor.

Jorge informa, ainda, que o trabalho contínuo e constante feito na Região Sul da cidade proporcionou a diminuição considerável do número de casos de dengue neste ano em relação a 2003. "Esta área apresenta um histórico alarmante em relação a ocorrências da doença e somente com a participação da sociedade torna-se possível manter o controle da proliferação do mosquito", afirma.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Gincana educativa. A Visa Sul vai promover, na segunda quinzena de novembro, uma gincana educativa de combate à dengue nas escolas da área de abrangência dos CSs Orozimbo Maia, Esmeraldina e Paranapanema, com o objetivo de educar os alunos e transformá-los em multiplicadores da luta contra a doença na região.

Os colégios participantes vão ser Orozimbo Maia Coreolano, Áurea de Godoy e Orlando Carpino. As turmas vão ser pontuadas de acordo com o número de criadouros que acumularem e a equipe vencedora vai ser premiada com uma visita ao Planetário, localizado no Parque Portugal.

O Distrito Sul já promoveu uma gincana educativa na área do CS São Domingos e, na avaliação da equipe de saúde, obteve ótimos resultados.

Outras atividades nas escolas. A equipe de saúde do Centro de Saúde (CS) Faria Lima, na Região Sul promove na quarta-feira, dia 18, mais uma etapa do trabalho em colégios de sua área de abrangência para educar sobre dengue. Durante as atividades, profissionais transmitem conhecimentos sobre a doença, o mosquito transmissor e orientam sobre as formas de prevenção por meio de apresentação de fantoches, vídeos e palestras.

De acordo com a agente de saúde do CS Faria Lima, Lídia da Silva Pimenta, as crianças levam para casa tudo que aprendem e tornam-se um veículo eficaz para disseminar as mais importantes orientações sobre a dengue. A unidade do Faria Lima, que é referência para 70 mil habitantes de sete bairros da região Sul de Campinas, continua os trabalhos durante os meses de outubro e novembro.

Confira as próximas ações:

20/10 - E. E. José Maria Matosinho (São Bernardo) - palestra e vídeo (tarde)
25/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (manhã)
27/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
08/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (manhã)
10/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (tarde)

Volta ao índice de notícias