Capacitação prepara equipes para ampliar oferta de ginástica chinesa no SUS Campinas

19/10/2004

Talita El Kadri

Profissionais do Distrito de Saúde Norte participam na próxima terça-feira, dia 26 de outubro, das 8h30 às 11h30, na Igreja do Nazareno, na rua José Paulino, bairro Botafogo, da quinta etapa da capacitação em ginástica chinesa lian gong (diz-se liam cum). O sexto e último encontro será no dia 30 de novembro. O objetivo é capacitar 33 profissionais das oito unidades de saúde do distrito, da Vigilância Sanitária (Visa) Norte e do ambulatório das Centrais de Abastecimentos (Ceasa) de Campinas.

Segundo a apoiadora do Distrito de Saúde Norte, a enfermeira Adriane Pianowski, todas as unidades de saúde do distrito já possuem grupos de lian gong. "A meta é ampliar esta opção para formar novos grupos da atividade nos serviços de saúde da região. Desta forma poderemos atender todos os usuários que desejarem, como ocorre com outras medicinas", diz.

De acordo com Adriane, as turmas de ginástica chinesa são ponto de partida para formação de outros grupos de atividades extra-curriculares nas unidades, como o "Grupo do Fuxico". Ela afirma que o lian gong auxilia na postura, auto-estima, no tratamento contra depressão e ainda em problemas referentes a questões psicológicas e mentais.

Corpo em Movimento. A ginástica chinesa é uma das terapias complementares oferecidas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas por meio do Corpo em Movimento, projeto que tem como objetivo ampliar as ofertas para a atenção às dores crônicas e às patologias da coluna vertebral. O Corpo em Movimento inclui ainda ginástica postural, técnicas naturais de auto-cuidado e a Escola de Coluna.

De acordo com o diretor municipal de saúde, o médico sanitarista Roberto Marden, a ginástica chinesa é recomendada para pessoas com artrose, tendinite, fibromialgia, patologias que envolvem problemas e dores em musculatura, articulações e tendões do corpo e outras queixas, além de ser uma forma de prevenção de agravos à saúde, principalmente em idosos.

Segundo ele, mais de 2,5 mil pessoas se exercitam semanalmente por meio da técnica do lian gong nos CSs, módulos Paidéia de Saúde da Família e demais serviços de saúde na cidade. "A prática diminui a utilização de medicamentos, a demanda por especialidades, internações e a procura pelo pronto-socorro. E, conseqüentemente, diminui até custos na saúde pública", diz.

Expansão. Desde 2001 a Secretaria de Saúde de Campinas tem expandido as práticas naturais – não biomédicas – na rede pública municipal de saúde. De acordo com o diretor municipal de saúde, as atividades promovem um vínculo maior da unidade de saúde com o paciente. "Essas práticas tratam a doença levando em conta também todo o contexto de vida da pessoa e, com isso, proporcionam a melhora de aspectos emocionais dos participantes", afirma.

Roberto informa que, atualmente, além das aulas de ginástica chinesa lian gong oferecidas em praticamente todas as unidades de saúde, cerca de dez Centros de Saúde oferecem, nos seus próprios espaços, sessões gratuitas de acupuntura à população. E mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas terapêuticas complementares, o usuário pode se informar sobre unidades de Saúde mais próxima que ofereça o serviço.

A Secretaria de Saúde disponibiliza, ainda, medicamentos feitos a partir de plantas medicinais – fitoterápicos-, produzidos no município desde setembro, na Botica da Família, e está trabalhando para a formação de profissionais que vão atuar em outras terapêuticas da medicina tradicional chinesa como massagem, meditação e orientação nutricional.