Encontro discute o uso de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde

20/10/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Fitoterapia, promoveu na última terça-feira, dia 19 de outubro, o segundo encontro para discutir o uso das Plantas Medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre estas ervas e seus usos. O público são os agentes comunitários de saúde, outros profissionais da área interessados no tema e a população. Um terceiro encontro acontece no dia 22 de novembro.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Fitoterapia, a médica Eloísa Cavassani Pimentel, durante as reuniões, os participantes recebem informações sobre quais são as ervas utilizadas em medicamentos fitoterápicos, para que patologias são indicadas e a maneira correta de cultivar as plantas.

"Orientamos sobre como montar hortas e canteiros que podem ser feitos pelos agentes comunitários nas próprias unidades de saúde ou pela comunidade em escolas ou terrenos disponíveis. As plantas colhidas nestes locais podem ser utilizadas para preparar receitas simples como chás, xaropes e sucos ou, ainda, como um instrumento didático para apresentar ao cidadão as raízes, folhas e flores que ele pode aproveitar", afirma ela.

De acordo com Eloísa, os agentes comunitários de saúde são orientados, também, a trocar informações com a comunidade, já que muitos usuários da rede pública municipal de saúde, principalmente idosos e benzedeiras, conhecem receitas que servem para o tratamento de enfermidades. "Quanto mais gente envolvida, melhor. E a participação de moradores e profissionais da rede pública e privada nas reuniões favorece a criação de um trabalho mais amplo", diz.

Eloísa informa que o "Programa de Fitoterapia" da Secretaria de Saúde conta com o apoio do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar (GDR) da Central de Abastecimento (Ceasa) de Campinas, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e de pessoas que doam mudas para viabilizar o projeto. O programa tem ainda a parceria do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal de Campinas.

Desde abril deste ano, quando foi comemorada a semana de fitoterapia e a cidade recebeu o pesquisador de Manaus, Moacir Biondo, foram promovidos dois encontros no Cets. O terceiro acontece no dia 22 de novembro no Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira onde, atualmente, existe uma grande horta que vai fornecer matéria-prima para a Botica da Família – farmácia municipal de manipulação de fitoterápicos, inaugurada em setembro deste ano. Na oportunidade, os participantes poderão visitar o horto e assistir a uma palestra sobre o cultivo.