Campinas reduz 95,2% dos casos de dengue

26/10/2004

Denize Assis

Campinas reduziu os casos de dengue em 95,2% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2004, foram confirmados 22 casos, enquanto em 2003 o número de pessoas com dengue chegou a 450 neste período na cidade.

A redução está 10 pontos percentuais acima do índice verificado no estado de São Paulo que reduziu os casos de dengue em 85,3% nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao igual período de 2004. De janeiro a junho de 2004 houve a notificação de 2.950 casos em todo estado, enquanto que em 2003 o número de ocorrências chegou a 20.184 neste período.

A queda no número de casos de dengue em Campinas ainda está 20 pontos percentuais acima dos 73,3% de diminuição verificados no Brasil. Nos primeiros seis meses deste ano, 84.535 pessoas tiveram dengue no País, enquanto que, em 2003, as notificações chegaram a 299.764.

A diminuição registrada em Campinas reflete o contexto estadual e nacional e o êxito das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Ministério da Saúde e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Para garantir o controle da dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas tem mantido diariamente nas ruas em todas as regiões da cidade agentes comunitários de saúde, supervisores e ajudantes de controle ambiental e outros profissionais das equipes do Paidéia que atuam em ações de prevenção entre elas eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientação da população, arrastões, distribuição e telagem de caixas d´água.

As equipes também trabalham no bloqueio de focos, para verificar se existem pessoas com sintomas da dengue, encaminhar casos às unidades de saúde e em outras ações específicas de combate à doença. A Prefeitura ampliou ações educativas direcionadas à população, em parceria com representantes da sociedade, Universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), escolas entre outros. O mutirão da cidadania também contribuiu para o combate à dengue e a outras doenças relacionadas à disposição inadequada de materiais inservíveis.

Apesar da redução significativa nos casos, a enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, da Saúde Coletiva da Prefeitura, alerta que a queda não representa tranqüilidade para o próximo verão. Segundo Salma só é possível manter a dengue sob controle se o poder público e a população se unirem para enfrentar a doença. A enfermeira afirma que ao poder público cabe garantir a implantação das ações e à população cabe manter a atenção aos cuidados domiciliares e às atividades profissionais (borracheiros, sucateiros etc) para combater o mosquito.

"Quanto maior a disponibilidade de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, maior a probabilidade de surtos e epidemias. Por isso, o poder público e as comunidades precisam se unir contra a dengue", diz Salma.

A médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, que cuida das ações da dengue em Campinas, reforça que só com a participação da comunidade será possível manter a dengue sob controle. Ela informa que a população deve incorporar o combate à dengue nas suas ações diárias. São atitudes como certificar-se que as caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, não deixar água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, não acumular entulhos nos quintais e dar aos resíduos o destino adequado, entre outras orientações já difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

De acordo com Jeanette, estas recomendações, quando executadas durante todos os meses do ano, garantem a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito e previnem a ocorrência de surtos. A veterinária explica que nas nossas ações em campo, como arrastões, cata-bagulhos e mutirões, as equipes constatam que há, por parte da população, reposição rápida de recipientes que servem como criadouros. "É necessário que as pessoas se conscientizem e não acumulem materiais", diz.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.