Secretaria de Saúde reforça ações para atender famílias atingidas por enchentes

26/10/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou esta semana os trabalhos para atender famílias atingidas pelas enchentes e alagamentos em conseqüência das chuvas dos últimos dias. As equipes do Paidéia de Saúde da Família, que estão se deslocando dos Centros de Saúde para atuar em áreas atingidas, orientam as pessoas sobre como limpar a residência, distribuem sacos de lixo, água potável, luvas e hipoclorito. Também informam sobre o risco de doenças para quem teve contato com as águas, sobre como evitar acidentes e, quando necessário, vacinam contra tétano.

De acordo com a coordenadora da Saúde Coletiva de Campinas, a enfermeira sanitarista Salma Balista, a Secretaria de Saúde também orienta que é necessário atenção com os alimentos e remédios atingidos pela água da enchente. Os alimentos que foram molhados devem ser jogados no lixo, inclusive as latas de conserva que estiverem amassadas, enferrujadas ou abertas.

Segundo ela, cuidados com a limpeza são muito importantes e o hipoclorito de sódio (ou água sanitária) é usado para matar os micróbios trazidos pelas águas sujas da chuva, córregos e rios. "A casa deve ser desinfetada com hipoclorito. Utensílios domésticos e superfícies também precisam ser limpos e desinfetados – Salma informa que no caso da caixa d´água, é necessário esvaziá-la e limpá-la com água pura e escova – o morador deve encher a caixa com água misturada com hipoclorito e água para consumo também deve ser misturada ao produto".

CS Aeroporto. No Jardim Paraíso, área de abrangência do CS Aeroporto, na Região Sudoeste de Campinas, mais de 25 casas foram atingidas pelas águas das enchentes. Segundo a coordenadora do CS, a dentista sanitarista Juliana Natívio, as famílias foram orientadas quanto a higienização necessária e em relação aos riscos a que áreas atingidas por alagamentos ficam expostas.

"As equipes de saúde, compostas por agentes comunitários e enfermeira, visitaram as casas para auxiliar as pessoas. Disponibilizamos materiais de primeiros socorros para curativos de ferimento como escoriações, reforçamos a vacinação contra o tétano, distribuímos hipoclorito para limpeza das casas e para colocar na água para consumo", explica a médica generalista do CS, Luiza Helena Meibach Salles, que esteve na Casa da Sopa do Jardim Paraíso para atendimento de quem precisou de outros cuidados.

De acordo com Luiza, os profissionais de saúde desenvolvem ações educativas e orientam sobre sintomas de doenças comuns que surgem após as enchentes, como leptospirose, hepatite A, tétano e verminoses. As pessoas são orientadas, ainda, em quais situações devem procurar os serviços de saúde.

CS Santa Lúcia. Na área de abrangência do CS Santa Lúcia, também na região Sudoeste da cidade, os profissionais de saúde estão desenvolvendo ações junto à associação de moradores da região quanto aos riscos e medidas que devem ser adotadas para minimizar os estragos causados pelas chuvas.

A coordenadora do CS, a enfermeira Rosana Aparecida Garcia, informa que os agentes de saúde orientam ainda sobre a importância da limpeza e higiene nesses casos. "As pessoas não devem entrar em contato direto com entulho. Ao manusear estes resíduos é necessário, se possível, usar botas e luvas".

Ela destaca, principalmente, que para solucionar problemas referentes a inundações e enchentes, é preciso promover um trabalho intersetorial e em conjunto com órgãos e envolvidos nessa questão.

Trabalho preventivo. De acordo com a coordenadora do CS Esmeraldina, na Região Sul, a enfermeira Márcia Regina Geniselle, durante a reunião do Núcleo de Saúde Coletiva realizada nesta terça-feira, dia 26, foi decidido promover ações de prevenção com moradores da região e crianças da Escola Municipal Elvira Muraro. "A região do Jardim Samambaia não sofreu com as chuvas recentes, porém, é comumente atingida por cheias do Ribeirão Samambaia. Por este motivo, os agentes de saúde vão iniciar as orientações, amanhã, para toda a comunidade".

Volta ao índice de notícias