Em um ano, mais de 189 mil foram beneficiados pelo Sol

28/10/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas comemora, neste mês de novembro, o primeiro ano de atividades do Saúde On Line (Sol) com a marca de 189 mil consultas agendadas. O Sol é o sistema pelo qual é possível marcar, por meio de computadores ligados em rede, consultas com especialistas como cardiologistas, endocrinologistas e exames de complementação diagnóstica como ultrassom, ecografia, mamografia entre outros.

O Sol funciona assim: o paciente vai primeiro ao Centro de Saúde e passa por consulta com um médico de saúde da família, médico generalista ou clínico geral. Se for necessária uma consulta ou exame especializados - são 127 procedimentos disponíveis -, ao sair do consultório, na recepção da própria unidade, o processo será agendado pelo computador. No caso de não haver disponibilidade, o paciente entra na fila de espera para que, quando chegar sua vez, faça o agendamento pelo Sol.

Atualmente, 77 unidades entre Centros de Saúde, Módulos de Saúde da Família, Policlínicas e outros serviços de referência da Prefeitura estão conectados com a central de marcação de consultas do Sol. Para marcar e agendar cerca de 5 mil procedimentos por semana, a Secretaria de Saúde mobiliza 351 profissionais, 292 operadores e 86 gestores capacitados para operar e trabalhar com o sistema.

Segundo o médico sanitarista do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional (DGDO), Moacyr Perche, um dos responsáveis pela implantação do Sol, no primeiro ano de aplicação do programa já foi possível diminuir a fila de espera e custos com os agendamentos. "Antigamente levávamos três semanas para agendar os procedimentos em papel e gastávamos com o transporte desse material. Agora fazemos tudo isso pela Internet e, nas especialidades mais procuradas, conseguimos agendar pacientes em todas as vagas oferecidas, para entre uma semana e quinze dias", diz.

De acordo com o sanitarista, o Sol também diminuiu as perdas de consultas que, antes, atingiam uma média mensal de 24%. "Com o Sol, o usuário recebe todas as informações que precisa, como data, hora, local, nome do especialista que fará a consulta, em papel impresso e, por isso, o informativo é mais claro do que o agendamento manual", afirma Perche.

O diretor do DGDO, o médico Adilson Campos, afirma que o programa permitiu substituir muitas planilhas, agendas, papeis, mãos e muitos dias de trabalho. "O Sol facilita e agiliza o atendimento ao cidadão", afirma.

Investimentos. Para viabilizar o Sol, além de montar a infra-estrutura (computadores e servidores), a Secretaria de Saúde investiu R$ 18 mil no ano passado e solicitou investimento de R$ 1 milhão, R$ 700 mil dos quais virão do Governo Federal e R$ 300 mil de contrapartida do Governo Municipal.

De acordo com Perche, com 5 % desse recurso a Secretaria pretende desenvolver um software que possibilite, também, incluir a lista de espera para agendamentos ao Sol. O restante da verba vai ser utilizada para compra de equipamentos, melhoria no atual sistema e otimização do serviço.

"O novo módulo do programa vai regular as consultas pelo risco a que o paciente está submetido - pela avaliação da necessidade e gravidade do caso - e não mais pela ordem de chegada", diz. Segundo Perche, quando estiver implantado na sua totalidade, o Sol vai garantir, ainda, que os usuários possam fazer as consultas e exames no locais mais próximos de sua residência. "A regionalização dos agendamentos vai tornar o procedimento mais confortável para o paciente".

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