Visa Sudoeste prossegue com a campanha de vacinação anti-rábica

29/10/2004

Talita El Kadri

A equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste de Campinas prossegue no início de novembro, em parceria com profissionais do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), com a etapa complementar de vacinação anti-rábica naquela Região da cidade. No dia 4, as equipes estarão no DIC I, no dia 5 na área do Centro de Saúde (CS) União dos Bairros e no dia 9 na abrangência do São Cristóvão. As doses são gratuitas e devem ser repetidas todos os anos durante as campanhas de vacinação promovidas pela Prefeitura.

De acordo com o médico veterinário do Distrito de Saúde Sudoeste, Cláudio Castagna, a vacinação foi prorrogada porque, na região, foram vacinados 3,7 mil animais a menos do que a meta inicial de imunizar pelo menos 25,1 mil cães e 2,1 mil gatos. "Todos os animais que não receberam a vacina neste ano e também aqueles que receberam a primeira dose durante o primeiro momento da campanha, devem comparecer aos postos. O objetivo é alcançar a meta estabelecida inicialmente", afirma.

Castagna informa que não há contra-indicações para a aplicação da vacina e que todos os animais com mais de dois meses de idade, mesmo as cadelas e gatas em gestação ou no cio, devem receber a dose. Segundo ele, o CCZ disponibilizará uma viatura e equipes de profissionais para atuar nos locais de vacinação.

Na área do Centro de Saúde Dic I, as doses estarão disponíveis na próxima quinta-feira, dia 4 de novembro, das 9h às 12h no Bosque do DIC I, e, das 13h às 16h, num posto próximo ao Bar do Roberto, na rua Mauro Ap. Silva, no DIC VI. O coordenador da unidade, o dentista Luís Hermínio da Luz Freire, alerta a população para a importância de levar todos os animais para a vacinação.

Ainda na semana que vem, na sexta-feira, dia 5, a vacinação ocorre das 9h às 12h na área do Centro de Saúde União dos Bairros, no posto volante instalado na Escola Rosentina Faria Syllas, na rua Hugo Torres, 149, no bairro Mauro Marcondes.

Na terça-feira, dia 9, é a vez do Centro de Saúde São Cristóvão, onde haverá um posto instalado no próprio CS, na Avenida Martinho Lutero, 121, no Jardim Ademar de Barros, das 9h às 12h. No período da tarde, das 14h30 às 16h, o posto estará na Igreja Santa Luzia, na Avenida Mano Trevenzolli, no Jardim Planalto de Viracopos.

A campanha aconteceu em todas as regiões de Campinas entre agosto e setembro e a meta, em toda cidade, era vacinar 13 mil gatos e 130 mil cães.

Saiba mais. A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem. Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais é muito importante para evitar que a doença acometa a comunidade.

Volta ao índice de notícias