Última etapa da vacinação contra a raiva de gatos e cães acontece na Leste no próximo final de semana

05/10/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pretende atingir 17,5 mil animais, entre gatos e cães, na quinta e última etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva de Gatos e Cães, no próximo final de semana, dias 8 e 9 de outubro, na Região Leste da cidade. Mais de 250 servidores vão trabalhar em 72 postos, no período das 8 da manhã às 5 da tarde nos dois dias. Alguns pontos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. As doses são gratuitas.

De acordo com o médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, todos os animais com mais de dois meses, mesmo os que já tenham tomado a vacina este ano, inclusive fêmeas prenhes ou no período de amamentação e animais idosos devem ser vacinados. "A vacina não tem contra-indicações. No caso de dúvidas, a pessoa pode esclarecê-las no próprio posto de vacinação", afirma. Ramos informa que a dose é aplicada por profissionais capacitados, portanto da forma tecnicamente correta e dentro das condições adequadas de conservação e manipulação. "Não são disponibilizadas doses para serem levadas para casa", diz.

Ramos informa que Campinas não registra casos de raiva animal em gatos e cães desde 1998, mas que o vírus ainda está presente em alguns mamíferos, como o morcego. Ele diz que o vírus da raiva é transmitido pela saliva do animal infectado e destaca que é importante e de responsabilidade dos proprietários levar seus animais domésticos para a vacinação contra raiva todos os anos.

"Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de infectar pessoas pelo depósito de saliva em pele ou mucosa por meio de mordedura, arranhadura e lambedura". De acordo com o médico veterinário, os gatos merecem atenção especial já que saem mais de casa e têm instinto de caça. "Por isto, existe maior risco de contraírem a doença e de se tornarem potenciais transmissores do vírus rábico para o homem", diz. Luiz Henrique ressaltou, ainda, que o principal transmissor da raiva para o homem no meio urbano é o cão – cerca de 80% dos casos -, seguido do gato.

No sábado, dia 8, os postos vão estar distribuídos em pontos dos bairros Parque Imperador, Vila 31 de Março, Centro e Zona Rural de Joaquim Egídio, São Quirino, Jardim Nilópolis, Vila Nogueira, Centro e Zona Rural de Sousas, Jardim Conceição, Vila Santana, Vila Brandina, Gramado, Parque Imperial, Condomínio Caminhos de San Conrado, Cohab, Nova Sousas, Hípica, Carlos Gomes, Jardim Míriam, Santa Cândida 2, Gargantilha, Recanto dos Dourados, Monte Belo, Estrada do Pesqueiro, Palmeira, Alphaville, Parque dos Pomares, Shangrilá, Bananal, Carlos Gomes e Monte Belo.

No domingo, dia 9, os postos estarão em áreas dos bairros Guanabara, Nova Campinas, Centro, Cambuí, Bosque, Santa Genebra, Vila Costa e Silva, Vila Nova, Alto do Taquaral, Taquaral, Jardim Bela Vista, Santa Cândida 1, Vila Tarsila, Jardim Novo Flamboyant, Jardim Conceição, Chácara da Barra e Vila Lafayete Álvaro.

As pessoas que necessitarem de informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 da Prefeitura ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos telefones 3245-1219 ou 3245-2268, ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

A Campanha de Vacinação contra a Raiva de Gatos e Cães de 2005 começou na Região Sudoeste, nos dias 3 e 4 de setembro, com a imunização de 21,3 mil cães e 1,6 mil gatos. A segunda etapa ocorreu na Norte, em 10 e 11 de setembro, com vacinação de 15 mil cães e 1,5 mil gatos. Em seguida, nos dias 17 e 18, a campanha ocorreu na Noroeste, tendo atingido 19,4 mil cães e 1,49 mil gatos. A penúltima etapa aconteceu na Sul, nos 24 e 25, onde foram vacinados mais de 31 mil cães e 3 mil gatos. Os balanços ainda são preliminares.

Denize Assis