Seminário dos agentes comunitários de saúde reúne mais de 170 pessoas

06/10/2005

O 2º Seminário dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Campinas reuniu mais de 170 pessoas entre ACSs e outros profissionais da área, gestores municipais, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, no Salão Vermelho da Prefeitura.

O objetivo principal do encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, foi reconhecer o processo histórico da inserção dos ACS nas equipes de saúde e fundamentar seu papel enquanto protagonista das ações de cidadania na política de saúde no município.

O secretário Municipal de Saúde, Gilberto Selber, logo na abertura do evento, reconheceu a importância do agente comunitário de saúde na construção do SUS: "A saúde pública é um desafio de toda sociedade e o agente comunitário de saúde está inserido neste processo com uma grande capacidade de agregar conhecimento. Além disso, este profissional está diretamente relacionado com o Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que é uma conquista do povo brasileiro e não tem volta".

Segundo Selber, o seminário foi um momento de repensar as práticas dos agentes, refletir e aperfeiçoá-las e, assim, dar uma resposta mais efetiva para a comunidade na solução de seus problemas de saúde.

O seminário teve cinco eixos temáticos: processo de capacitação do ACS; sua formação em nível técnico conforme deliberação do Ministério da Saúde; processos de trabalho do agente junto a equipe de Saúde da Família; condições de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e vínculo empregatício.

"O evento consistiu num amplo debate para resgatar o processo histórico da inserção destes profissionais na rede e retomar as propostas construídas nos seminários anteriores. Além disso, foi o momento para grande avaliação de um projeto coletivo iniciado nos últimos anos", explicou Sílvia Carmona, coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

O ACS é o profissional que, na maioria das vezes, estabelece o vínculo do serviço de saúde com a comunidade. Sempre moradores da área de atuação, os agentes vão até as residências, fazem o diagnóstico das necessidades de saúde de cada família, conhecem o território, cadastram as pessoas e levam estas informações até as equipes de referência nos Centros de Saúde ou Módulos de Saúde da Família.

Eles ainda participam do projeto terapêutico individual, plano desenvolvido pelas equipes para cada paciente, e desenvolvem trabalhos intersetoriais com as secretarias municipais, Organizações Não-Governamentais e outras instituições. "Eles se tornam a referência em saúde pública para os moradores. A inserção dos agentes comunitários foi um grande ganho para Campinas. Qualificou muito o trabalho da Secretaria de Saúde", diz Yara de Oliveira Corrêa, servidora aposentada e membro do Movimento Popular de Educação em Saúde. Yara foi uma das palestrantes do seminário.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas conta com 585 agentes comunitários de saúde. Eles trabalham inseridos nas equipes de saúde da família em todas as regiões da cidade. Cada uma conta com pelo menos quatro agentes comunitários de saúde. Também atuam como apoio no controle de agravos entre os quais a dengue e em programas como, por exemplo, o de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria de Saúde, onde junto ao núcleo de saúde coletiva desenvolvem tratamento supervisionado de tuberculose, experiência que, devido aos bons resultados alcançados, está sendo compartilhada com toda rede municipal de saúde.

Entre os encaminhamentos do seminário, estão incluídas as questões de condições de trabalho e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, para que os ACSs tenham maior representatividade e resolutividade, ficou apontada a formação da Comissão tripartite, constituída por gestores – da Secretaria de Saúde e do Serviço de Saúde Cândido Ferreira - , ACSs e Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais e da Saúde.

Denize Assis