Conferência discute e aponta rumos para a gestão do trabalho e educação na saúde

07/10/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas e o Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e do Banco do Brasil, promovem nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de outubro, um amplo debate com a sociedade para fazer um balanço sobre a gestão do trabalho e educação na saúde na rede pública do município e apontar rumos para a política do setor.

É a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que tem como tema Trabalhadores da Saúde e a Saúde de Todos os Brasileiros: práticas de trabalho, gestão, formação e participação.

O evento acontece hoje, a partir das 18h, e amanhã, a partir das 8h30, no auditório Monsenhor José Salim, no Centro de Ciências da Vida, no Campus II da PUC-Campinas, e é a etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, que ocorrem respectivamente em dezembro deste ano e março de 2006. O Campus II da PUC-Campinas fica na avenida John Boyd Dunlop, s/nº.

A expectativa da comissão organizadora é que o evento reúna cerca de 350 pessoas entre gestores, prestadores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas. As inscrições já foram encerradas.

"O objetivo é reavaliarmos a gestão do trabalho e educação na saúde no SUS Campinas, apontar o que foi feito nos últimos anos, dificuldades, avanços e novos desafios no processo de consolidação da política para a área", diz a enfermeira Sílvia Carmona, diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Campinas.

Sílvia explica que a gestão do trabalho consiste no ‘cuidar’ do trabalhador, valorizando, motivando, proporcionando plano de carreira, desenvolvimento, formação e avaliação para que o servidor se sinta protagonista do processo e, assim, propicie atendimento com qualidade, integral e humanizado.

Para as discussões da plenária serão constituídos grupos que vão debater temas apontados pela comissão organizadora da Conferência Nacional: vínculo do trabalho; negociação e regulação na saúde; financiamento; formação e capacitação e controle social.

Durante a conferência ainda serão eleitos os delegados usuários e profissionais de saúde para a conferência estadual, ocasião em que serão escolhidos os delegados para conferência nacional.

Sílvia informa, ainda, que, historicamente, este tema faz parte do conjunto de assuntos discutidos e deliberados nas conferências municipais e, portanto, além do documento base, que contém propostas de âmbito nacional, serão incorporadas às discussões nos grupos várias deliberações na 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em outubro de 2002.

De acordo com Sílvia, a intenção da comissão organizadora é que a plenária tenha votações representativas, com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da gestão do trabalho e educação na saúde no SUS de forma clara nos próximos anos. "Por isso, a participação de todos é fundamental", afirma.

Denize Assis