Boas Práticas em Salões de Beleza é tema de curso

07/10/2005

A VISA (Vigilância em Saúde) da região Sudoeste realiza na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, o curso Boas Práticas em Salões de Beleza. Ainda há vagas e os interessados devem fazer a inscrição pelos telefones 3268-6233 e 3268-6234, até está sexta-feira, dia 6.

Gratuito, o curso tem por objetivo alertar os profissionais da área que trabalham na região Sudoeste para os cuidados que eles devem tomar para não colocar em risco a própria saúde e a dos clientes.

Segundo o farmacêutico da Visa, Walter Penteado, muitas são as doenças que podem ser transmitidas num salão de beleza como aids, hepatites B e C, micoses, alergias e reações diversas à presença de bactérias nos materiais.

A Visa confeccionou uma cartilha que será distribuída aos participantes com informações detalhadas sobre o tema.

Entre outras abordagens, a cartilha explica, por exemplo, que as manicures estão sempre expostas a riscos e infecções devido à falta de cuidados com a higiene dos instrumentos de trabalho.

Entre os riscos, cita a cartilha, está o de se contrair o vírus da hepatite, que consegue sobreviver por até uma semana numa espátula reutilizada. A cartilha explica, ainda, que nem sempre as tradicionais soluções desinfetantes, apesar de bastante usadas nos salões, funcionam para a higienização dos equipamentos.

O material também orienta para a necessidade dos profissionais serem vacinados contra a hepatite B, tétano, rubéola, caxumba e sarampo (essas três últimas em uma única vacina) e recomenda a adoção somente de produtos químicos (xampus, cremes para alisamento, cera para depilação e outros) registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O curso será realizado das 14h às 17h, na sede da Associação dos Cabeleireiros de Campinas e Região, no Jardim Bandeirantes. O curso é gratuito e direcionado aos profissionais de salões de beleza da região Sudoeste da cidade.

Cláudia Xavier - jornalista do Decom da Prefeitura, especial para o Portal da Saúde

Volta ao índice de notícias