Ouro Verde vai inaugurar ambulatório de dor com ênfase em acupuntura de Yamamoto

28/10/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugura, na segunda quinzena de novembro, no Complexo Ouro Verde, Região Sudoeste de Campinas, um ambulatório de dor que vai disponibilizar exclusivamente acupuntura de Yamamoto - técnica que consiste na aplicação agulhas de acupuntura na região frontal e temporal (na testa e lateral da cabeça) com a finalidade de proporcionar alívio imediato da dor.

A unidade vai atender inicialmente a 100 pacientes por semana, sendo necessário encaminhamento dos Centros de Saúde (CS). Além disso, serão priorizados pacientes que já estavam em espera. "Iniciaremos o trabalho pelo Ouro Verde em função do espaço disponível no complexo, da demanda reprimida de acupuntura - que é maior na Região Sudoeste - e também porque o serviço dispõe de médicos capacitados para a técnica de Yamamoto e que agora vão iniciar o estágio de campo", informa o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa.

Segundo Hyppólito Ferreira, esta modalidade de acupuntura pode ser disponibilizada para qualquer pessoa, exceto para pacientes que usam medicamentos que comprometam a coagulação. "Pacientes com diabetes, hipertensão, obesidade e até gestantes podem se beneficiar da acupuntura de Yamamoto", diz.

O acupunturista afirma que esta é uma opção a mais para o alívio da dor, tanto crônica como aguda, sendo que o profissional de saúde pode prosseguir com os processos diagnósticos e tratamentos alopáticos e homeopáticos. "O objetivo do SUS Campinas é que, num futuro próximo, o ambulatório de dor disponibilize a técnica de Yamamoto inclusive para as pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC)", informa.

Hyppólito Ferreira afirma que os municípios de Campinas e São Paulo são os primeiros no Brasil a disponibilizar a técnica de Yamamoto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campinas, o trabalho atende às diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde de expandir as práticas Integrativas – acupuntura, homeopatia, fitoterapia, lian gong, entre outras - na rede pública municipal de saúde. A meta do município é ampliar o acesso a essas possibilidades, até pouco tempo restrita a serviços particulares.

O acupunturista diz, ainda, que a ampliação da acupuntura de Yamamato na rede pública municipal de saúde de Campinas foi possível devido a parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) e Associação Paulista de Medicina (APM), com apoio do Departamento de Acupuntura da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

"Por meio desta junção de forças, a Secretaria pode viabilizar a capacitação e estágio de seus profissionais. Neste processo, Campinas gostaria de ressaltar a colaboração de Rui Tanigawa, da AMBA, Ysao Yamamura, da Faculdade Paulista de Medicina, Osvaldo Pikunas, do Departamento de acupuntura da SMCC, e dos médicos Alexandre Massao, Luis Sampaio e Flávio Dantas, que foram palestrantes do curso ministrado nos últimos dois meses a 140 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde", diz Hyppólito Ferreira.

Saiba mais. Com mais de trinta anos de existência, dos quais 20 com intensa experimentação, a técnica de Yamamoto está amplamente divulgada no mundo, principalmente na Europa em países como a Alemanha. Já existem mais de 9 mil trabalhos publicados sobre esta modalidade de acupuntura demonstrando significativa melhora dos pacientes, inclusive os acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Denize Assis