Campinas participa de simpósio sobre acupuntura de Yamamoto

28/10/2005

Uma equipe de 26 médicos da Secretaria de Saúde de Campinas participa de 29 de outubro a 1 de novembro do Simpósio Internacional Brasil/Japão dr. Toshikatsu Yamamoto – Microssistemas de Yamamoto, na cidade de São Paulo. O evento vai apresentar conteúdos teóricos e práticos, com atendimento a pacientes, da acupuntura de Yamamoto - técnica que consiste na aplicação agulhas de acupuntura na região frontal e temporal (na testa e lateral da cabeça) com a finalidade de proporcionar alívio imediato da dor.

Com mais de trinta anos de existência, dos quais 20 com intensa experimentação, esta modalidade de acupuntura está amplamente divulgada no mundo, principalmente na Europa em países como a Alemanha. Já existem mais de 9 mil trabalhos publicados sobre a técnica de Yamamoto demonstrando significativa melhora dos pacientes, inclusive os acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No Brasil, Campinas e São Paulo são os únicos municípios que já adotaram a técnica no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que Campinas inaugura neste novembro, no Complexo Ouro Verde, um ambulatório de dor que vai atuar exclusivamente com esta modalidade de acupuntura.

Segundo o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, a Secretaria de Saúde de Campinas tem como diretriz expandir as práticas Integrativas – acupuntura, homeopatia, fitoterapia, lian gong, entre outras - na rede pública municipal de saúde. "A meta é ampliar o acesso a essas possibilidades, até pouco tempo restrita a consultórios e clínicas particulares. Nosso objetivo é que os cidadãos conheçam estas práticas e possam fazer sua escolha. A participação dos nossos profissionais no simpósio atende a esta diretriz", afirma William.

Segundo o acupunturista, a acupuntura de Yamamoto pode ser disponibilizada para qualquer pessoa, exceto para aquelas com discrasia sangüínea - pacientes que usam medicamentos que comprometam a coagulação.

"Pacientes com diabetes, hipertensão, obesidade e até gestantes podem se beneficiar da acupuntura de Yamamoto. A Secretaria de Saúde de Campinas acredita que esta é uma opção a mais para o alívio da dor, tanto crônica como aguda, sendo que o profissional pode prosseguir com os processos diagnósticos e tratamentos alopáticos e homeopáticos. O objetivo do SUS Campinas é aplicar, num futuro próximo, a técnica até para as pessoas acometidas por AVC", diz William.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, acupuntura, homeopatia, fitoterapia e ginástica postural. A pasta tem feito contatos para ampliar o leque de opções, como yoga e meditação médica (Ch´an tao).

Também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa lian gong, que integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle para dores crônicas osteomuculares. E, mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas técnicas, o usuário poderá informar-se sobre a unidade mais próxima que ofereça o serviço.

William informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está cada vez mais incentivando e recomendando a adoção dessas modalidades de atenção à saúde. Segundo ele, tanto a acupuntura como outras práticas integrativas estão sendo cada vez mais adotadas pelos países desenvolvidos. "Esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade", diz o acupunturista.

Denize Assis