Campinas presta homenagem a doadoras para marcar Dia de Doação de Leite Humano

02/10/2007

Autor: Denize Assis

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde de Campinas fez do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta segunda-feira, dia 1° de outubro, uma oportunidade para sensibilizar a população para a importância da doação de leite humano, celebrar a atuação da unidade e da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR) e homenagear as mulheres que doam e doaram leite ao centro.

As atividades ocorreram na manhã de hoje no auditório da Maternidade de Campinas, onde fica instalado o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano. A cerimônia reuniu a equipe da unidade, representantes do Distrito de Saúde Norte, gestores da maternidade, doadoras e seus bebês, além da imprensa. Este ano, o slogan da data é ‘Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece’.

Uma das mamães homenageadas foi a vendedora Rosa Alves Vilela Gaspar, de 32 anos. Há um ano e dois meses, Rosa deu à luz Matheus Alves Villela Gaspar. Ele nasceu prematuro, com 920 gramas e ficou 2 meses e meio internado na Maternidade de Campinas. Durante este período Matheus recebia o leite da própria mãe por meio do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas.

“Cada vez que tomava meu leite, Matheus ganhava mais peso. Por meio do Banco de Leite, eu destinava o leite para meu próprio filho. Hoje ele está forte e saudável e estamos aqui para comemorar a grande vitória da vida. Amamentar o próprio filho e doar para outras crianças é um carinho, um ato de amor. Quem doa muitas vezes não tem noção da dimensão do bem que está fazendo para si mesmo, para seu filho e para outras crianças”, disse Rosa.

A auxiliar de cozinha Andréa da Cunha Andrade também esteve na comemoração de hoje com o filho Leonardo Antônio, de 3 meses e meio. Andréa amamenta seu próprio filho e doa o excedente para o Banco de Leite. “Quando meu filho nasceu, eu já tinha ouvido falar do Banco de Leite, mas não tinha muita noção da importância da doação e de como era o trabalho da equipe que, inclusive, vai até a minha casa para buscar o leite. O meu recado neste dia é para que todas as mães façam o possível para doar. A doação consiste num ato de amor que salva vidas”, disse Andréa.

Além de Rosa e Andréa, outras 21 mães que doam ou doaram para o Banco Leite Humano de Campinas estiveram no evento. Acompanhadas de seus bebês, elas foram saudadas por representantes da diretoria da Maternidade de Campinas e da Secretaria de Saúde e ouviram uma aula da médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas.

Cláudia falou sobre o trabalho do Banco de Leite, homenageou todas as mães e ressaltou a importância de datas como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano para o estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.

A coordenadora informou que o leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno. “Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido. O leite humano salva vidas”, afirmou.

Cláudia informou que podem ser doadoras todas as mulheres sadias que produzem leite superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

“A mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. Para doar, basta estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade. O telefone é 19 3731-6039”, disse.

A coordenadora informou que a unidade de Campinas é referência para toda região e faz a coleta inclusive em residências de moradoras de municípios vizinhos.

Bancos de Leite. Os bancos de leite humano ajudam mulheres a amamentar, coletar, processar e distribuir leite humano. O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, a rede é composta por 185 Bancos de Leite Humano e 17 Postos de coleta.

Uma destas unidades é o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas, da Secretaria Municipal de Saúde. Instalado no 5° andar da Maternidade de Campinas, a unidade tem 14 anos.

Em 2006, o Banco de Leite Humano de Campinas coletou 1.529 litros de leite materno humano, doados por 1.061 mulheres doadoras do Banco de Leite e doadoras exclusivas (mãe para o próprio filho). O leite coletado foi distribuído para 872 bebês. O volume coletado no ano passado foi 10,27% superior a 2005, comprovado recorde de aumento em Campinas.

Política Nacional. A realização de campanhas de estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano é uma das ações da Política Municipal de Aleitamento Materno, que atende à Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. As campanhas acontecem, anualmente, no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e na Semana Mundial da Amamentação no Brasil, na primeira semana de agosto.

Também são ações da Política de Aleitamento Materno a promoção da amamentação na atenção básica de saúde; a ampliação e revitalização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; a realização de Pesquisa Nacional de Prevalência do Aleitamento Materno, e a consolidação e ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil.