Prefeitura inaugura sistema informatizado de dispensação de medicamentos

02/10/2007

Autor: Denize Assis

O prefeito Hélio de Oliveira Santos e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, lançaram nesta terça-feira, dia 2 de outubro, no Centro de Saúde (CS) Tancredo Neves, na região sudoeste da cidade, o sistema de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM).

Trata-se de um sistema informatizado com capacidade de gerenciar a distribuição de medicamentos em toda rede pública municipal de saúde onde são dispensadas, em média, 20 mil receitas por dia.

O objetivo principal é otimizar a assistência farmacêutica no município para garantir que todo cidadão tenha atendimento qualificado no acesso aos medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde de Campinas (SUS/Campinas).

O sistema foi confeccionado pela IMA em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde e funciona assim: no momento da entrega, faz-se a identificação informatizada do paciente – se o paciente já for cadastrado, o sistema faz a busca -, do prescritor (médico ou dentista) e do medicamento, com duração do tratamento, quantidade, número do lote e validade. Caso o medicamento seja de uso contínuo, o paciente é orientado a retornar a cada 30 dias até completar o tratamento, sendo que o controle da duração do tratamento, indicado pelo prescritor, é armazenado pelo sistema que está interligado em toda rede.

A informatização aumenta o controle sobre os estoques, validade e lote dos medicamentos, melhora a distribuição de medicamentos e facilita o processo de trabalho dos profissionais da área. Além disso, a Secretaria de Saúde tem uma maior confiabilidade no medicamento que foi dispensado para cada paciente, já que o sistema possibilita a rastreabilidade do lote.

Também possibilita a revisão e o controle adequado na cota, de acordo com as especificidades e perfil de atendimento de cada unidade. Ou seja: se um centro tem uma maior população de idosos, vai receber uma cota maior de medicamentos para hipertensão, por exemplo. Uma outra vantagem é que, por estar interligado em toda rede, o sistema evita que a mesma receita seja dispensada mais de uma vez.

“A Dispensação Individualizada de Medicamentos, através da informatização da assistência farmacêutica, representa um grande avanço. O medicamento dispensado de forma adequada melhora a qualidade de vida e a saúde da nossa população”, disse o secretário de Saúde José Francisco Saraiva.

Segundo o secretário, além de agilizar o sistema como um todo e evitar a falta de medicamentos, a comunidade vai perceber a diferença no atendimento porque foram inseridos nas equipes dos Centros de Saúde auxiliares de farmácia. Estes profissionais possuem formação específica na área para, sob supervisão do farmacêutico e do apoio dos Distritos de Saúde, realizar orientação adequada aos pacientes sobre maneira correta de utilizar os medicamentos.

O prefeito dr. Hélio disse durante a cerimônia de lançamento que a informatização da dispensação, a qualificação das equipes e a melhora do espaço físico das farmácias garantem maior segurança e controle na assistência farmacêutica e possibilitam maior acesso da população.

“Tudo isso mais a Farmácia Popular e a Botica da Família compõem o universo da assistência farmacêutica no nosso município que, hoje, é proporcionada com qualidade e com a garantia de que a medicação será disponibilizada de forma correta, com controle. Nas unidades em que já foi instalado o sistema, a economia foi de 30%. Esta economia pode ser revertida em benefícios para a população, possibilitando maior acesso”, disse dr. Hélio. O prefeito ainda agradeceu a comunidade da saúde e afirmou que onde está a saúde, certamente está a cidadania.

A receptividade dos usuários e dos servidores da saúde ao novo sistema foi muito boa. No Centro de Saúde Tancredo Neves – que foi uma das primeiras unidades a utilizar o sistema na sua totalidade -, a equipe já sentiu a melhora.

“O programa melhorou bastante nosso trabalho e a assistência ao paciente. Conseguimos ter um controle mais efetivo sobre a medicação, gastar menos tempo com escrituração e mais tempo com orientação ao paciente. Além disso, agora o almoxarifado é informado pelo sistema sobre que medicamentos foram dispensados e repõe automaticamente o estoque”, afirmou a técnica de farmácia Fabiana Goulart.

A paciente Neusa Odete Pitao Missio, de 61 anos, e seu marido José Primo de Jesus Missio, 64, também sentiram os resultados da informatização. Eles moram no Parque São João, na abrangência do CS Tancredão. “A gente vem pelo menos uma vez por mês na farmácia do Centro de Saúde. Também pego remédios para minha mãe, para hipertensão. Melhorou bastante e ficou mais rápido”, disse Neusa.

A informatização, na prática, teve início este ano e está ocorrendo de forma gradativa. O programa já foi instalado em 38 das 62 unidades básicas de saúde, entre as quais 23 estão funcionando com os 121 itens de medicamentos de uso comum e 15 com medicamentos sob controle especial. A meta é que a rede esteja totalmente informatizada em dezembro de 2007.

A Secretaria de Saúde de Campinas trabalha com 155 itens de medicamentos padronizados, entre os de uso comum e os que estão sob controle especial.