Doações para brechó Isto Eu Não Tinha podem beneficiar pessoas que vivem com HIV

03/10/2007

Autor: Eli Fernandes

Evento é realizado no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids com objetivo de oferecer artigos de qualidade sob preços acessíveis

Uma forma de beneficiar as pessoas que vivem com HIV/aids e que fazem tratamento no Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde de Campinas é a doação de artigos e mercadorias ao brechó Isto Eu Não Tinha.

Trata-se de um evento realizado dentro da unidade de saúde com objetivo de proporcionar aos usuários do Centro de Referência que têm baixa renda ou renda nenhuma a oportunidade de adquirir produtos de qualidade sob preços acessíveis. São aceitas doações de roupas, calçados, utilidades domésticas, objetos de decoração etc.

Para fazer as doações as pessoas interessadas em colaborar devem telefonar para o Centro de Referência do PMDST/Aids, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e falar com Cecília Veiga ou Leslie Top. Quem quiser fazer a doação pessoalmente deve procurá-las nos mesmos horários, de segunda a sexta, à rua Regente Feijó, 637, Centro.

Centro de Referência

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do SUS. O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

A estimativa, com base em dados do Ministério da Saúde, é que cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde (CS) de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais. As camisinhas também são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde através do SUS.

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

Situação epidemiológica

De acordo com dados divulgados no dia 30 de novembro de 2006 pelo PMDST/Aids, Campinas tem 4.763 casos de aids notificados no município desde a década de 80. A epidemia se apresenta estável no município, com declínio para algumas categorias - como usuários de drogas injetáveis. A letalidade é reduzida e está atualmente em 7%.

Dentro desta estabilidade existem movimentações importantes, como o crescimento persistente entre as mulheres – feminização da epidemia –, sexo em que a principal categoria de exposição – forma de transmissão - é por relações heterossexuais. Esta tendência também é verificada no Brasil.

Em relação à distribuição por sexo, no início da epidemia havia uma predominância grande de casos no sexo masculino sobre os casos no sexo feminino. Em 1987, para cada 11 homens com aids havia uma mulher (11/1). Atualmente, a razão é de 1,5/1. "Isto mostra o quanto a epidemia aumenta mais rapidamente entre mulheres", disse Cristina.

Segundo a sanitarista, a análise dos dados é fundamental no sentido de incrementar as ações educativas e de prevenção. "A aids, como toda doença, tem uma epidemiologia dinâmica em função das mudanças tecnológicas, culturais, demográficas entre outras. É importante estarmos atentos para estas mudanças para que possamos ser mais efetivos nas medidas de controle que incluem também e principalmente orientação à população e priorização de grupos para enfocar medidas de prevenção", afirma Maria Cristina.

Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092 ou 3231 – 2244 com Eli Fernandes