Em uma semana, três Centros de Saúde realizam eventos para ampliar testagem de HIV/aids, sífilis e hepatites virais entre mulheres

04/10/2007

Autor: Eli Fernandes

Ações tiveram apoio e matriciamento do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas

Pelo menos 70 mulheres realizaram coleta de amostras para testes de HIV (vírus que causa a aids), sífilis e hapatites B e C em Centros de Saúde da região do Distrito Noroeste de Campinas. As ações de incentivo ao diagnóstico precoce na Atenção Básica são apoiadas e matriciadas pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Na segunda-feira, dia 24 de setembro de 2007, o Centro de Saúde do Jardim Ipaussurama realizou um total de 17 coletas de sangue para exames laboratoriais de HIV, sífilis e hapatites B e C. As coletas foram realizadas em três grupos de mulheres durante a manhã (num total de 15 pessoas) e outras duas mulheres que procuraram o serviço durante a tarde.

As pessoas que residem à região do Centro de Saúde Ipaussurama e desejarem saber mais sobre os testes gratuitos e sigilosos de HIV e sífilis devem procurar a unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, à avenida Márcio Egídio de Souza Aranha, 351. Mais informações também pelo telefone (19) 3268 – 8142. As coletas de material para o teste são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, das 7h às 8h, segundo informou a equipe do Centro de Saúde do Ipaussurama.

Um atrativo foi utilizado pela equipe para chamar atenção do público feminino: A atenção ao cuidado com a beleza. Por isso o título "Dia da Saúde e Beleza" para o evento que foi realizado em parceria com uma escola de cabeleireiros da cidade. Neste dia a unidade de saúde e a escola ofereceram cortes de cabelo, penteados e outros serviços de beleza e estética gratuitamente. Os próprios agentes de saúde e demais funcionários do Centro de Saúde participaram fazendo unhas das mãos e pés das usuárias da unidade.

A mesma estratégia foi utilizada pelo Centro de Saúde Integração, localizado à Vila Castelo Branco, também à região do Distrito Noroeste. No local foi realizada " Festa da Primavera". Segundo a coordenadora da unidade, a médica ginecologista Andréia Marcelino Nobre, um total de 15 mulheres participou da coleta para os testes de HIV, sífilis e hepatites virais.

De acordo com ela foram realizadas palestras, apresentações de dança e música, desfile e sorteio de brindes. Paralelamente às atividades educativas, foram disponibilizadas barracas de comidas e bebidas, oficinas de artesanatos e sessões de ginástica chinesa e relaxamento. Também ocorreu distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce. "Estamos planejando novos eventos com apoio do Centro de Referência DST/Aids para incentivar o diagnóstico precoce e o uso da camisinha", disse a médica.

Quem mora à região atendida pelo Centro de Saúde Integração e quiser mais informações sobre a campanha de incentivo ao teste de HIV devem entrar em contato com a equipe da unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, à Rua Zocca, 161, na Vila Castelo Branco. Os telefones são os seguintes: (19) 3229-9868, 3268-1292 e 3729-8401. As coletas de material para o teste no CS Integração são realizadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h30 às 9h30, segundo a coordenadora da unidade.

No Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres da unidade, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima. A apresentação de uma peça de teatro e uma palestra sobre HIV e aids marcaram o evento que terminou com um total de cerca de 80 participantes e 38 coletas de material para os testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C).

Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 7h, o Centro de Saúde da Vila Perseu realiza coleta de sangue para os testes. As pessoas residentes à região atendida pelo CS Perseu podem procurar mais informações na própria unidade, localizada à a venida Paulo Provenza Sobrinho, 1580, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones do Centro de Saúde da Vila Perseu são os seguintes: (19) 3269-0219, 3227-3200, 3268-6899.

Norô PositHIVa

O projeto de descentralização das ações de educação em saúde para prevenção à aids e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV e outras DSTs contemplam a realização de eventos para difundir informações sobre a aids e sobre o aumento no número de casos da síndrome entre as mulheres, bem como práticas de prevenção e proteção. Nestas oportunidades são realizadas coletas para os testes de HIV, sífilis e hepatites virais.

Campinas notificou até o dia 30 de novembro de 2006, segundo o Programa Municipal de DST/Aids, 4.763 casos de Aids no município, desde a década de 80, início da epidemia, quando havia grande predominância de casos no sexo masculino sobre os casos no sexo feminino.

Este quadro mudou e, se em 1987, para cada 11 homens com aids havia uma mulher (11/1), atualmente, a razão é de 1,5/1. "Isto mostra o quanto a epidemia tem aumentado mais rapidamente entre mulheres. Com esta diretriz, nossas unidades têm realizado atividades muito criativas e educativas envolvendo grande número de usuários e oportunizando a coleta de sorologia para HIV, sífilis e hepatite", diz a enfermeira Cláudia Curzio, do apoio técnico do Distrito de Saúde Noroeste.

Segundo Cláudia, a iniciativa de Campinas e do Distrito de Saúde Noroeste, de realizar trabalhos de prevenção de forma descentralizada a partir de matriciamento e apoio do Centro de Referência em DST/Aids, é pioneira no Brasil. O projeto de descentralização das ações de prevenção é realizado desde o ano passado conforme diretriz do Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092 ou 3231 – 2244, com Eli Fernandes