Peça de teatro produzida na Vila Perseu fala de mulheres que encontram-se na sala de espera para fazer teste de HIV em Centro de Saúde

04/10/2007

Autor: Eli Fernandes

Através do Núcleo de Educação e Comunicação Social do Centro de Referência do PMDST/Aids montagem será adaptada para radionovela

Uma montagem criada pela própria equipe do Centro de Saúde (CS) da Vila Perseu Leite de Barros, à região do Distrito de Saúde Noroeste de Campinas, mostra duas mulheres que se reencontram na sala de espera de uma unidade de saúde antes de passar pelo aconselhamento para realização do teste de HIV. Assuntos como preconceito e desinformação são relacionados na produção.

"Páginas da Cida" é o nome do espetáculo de aproximadamente 30 minutos que faz alusão a uma telenovela que contou, em 2006, em um de seus núcleos, parte da história de uma pessoa vivendo com HIV/aids.

No título desta montagem a equipe também faz trocadilho com a expressão "sida", sigla usada em países de língua latina (exceto o Brasil) para "síndrome da imonodeficiência adquirida". O Brasil usa a expressão "aids" mesma sigla dos países de língua inglesa para a síndrome causada pelo vírus HIV e que em geral, traduz a expressão como Imunodeficiência Humana.

A peça foi apresentada inicialmente em 1º de Dezembro de 2006, data celebrada como Dia Mundial de Luta Contra a Aids e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com apoio do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Centro de Referência do PMDST/Aids a peça será adaptada para uma radionovela.

O objetivo é levar o tema a outros espaços comunitários. Na quinta-feira, dia 27 de setembro de 2007, a peça foi apresentada para cerca de 80 participantes do 1º Encontro de Mulheres do Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros.

"O teatro é, ao mesmo, tempo informativo e lúdico, atraindo as pessoas de forma espontânea à reflexão e interatividade com o panorama atual da epidemia de aids e o papel e importância da contribuição de cada cidadão", disse a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde de Campinas.

O PMDST/Aids de Campinas realizou este ano, entre nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o 2º Encontro Paulista de Teatro e Aids, em Jundiaí, em parceria com o Programa DST/Aids daquela cidade, com o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, com a Companhia Paulista de Teatro e Aids e a organização não-governamental (ONG) Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec).

Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092 ou 3231 – 2244 com Eli Fernandes