CS Parque da Figueira Promove Semana do Idoso

04/10/2007

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde do Parque Figueira e o Grupo da 3ª Idade Reviver III, na região sul de Campinas, promovem nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 4 e 5 de outubro, a 5ª Semana do Idoso. O evento marca o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, e o Mês do Idoso e inclui uma programação variada com palestras, apresentação de filmes, atividades físicas como ginástica chinesa lian gong, divulgação sobre o estatuto do idoso e confraternização.

As ações ocorrem no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (na rua São Miguel Arcanjo, esquina com a rua Santo Antônio da Alegria), hoje a partir das 14h e amanhã a partir das 8h. A participação é livre para todos os idosos e representantes de entidades que trabalham em prol deste grupo populacional.

“As palestras vão ser proferidas pelos médicos do Centro de Saúde, lideranças comunitárias e conselhos de controle social que vão abordar temas ligados à qualidade de vida e orientações para uma velhice saudável, promoção de auto-cuidado, auto-estima, doenças comuns nesta fase da vida, dieta e exercícios, lazer, meditação, direitos da pessoa idosa, transporte coletivo, educação pública, assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), vivência com a família, entre outros”, afirma a enfermeira de saúde da família Lílian Cardoso, do CS Parque da Figueira.

Representantes da Emdec e da Fumec e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juarez Bispo, também vão participar.

Lílian diz que, tradicionalmente, a Semana do Idoso ocorre em abril, para aproveitar a ocasião da Campanha de Vacinação. Neste ano, entretanto, a semana foi transferida para outubro, para marcar o Dia Nacional e o Mês do Idoso.

A organização do evento espera uma ampla participação em todas as atividades. “A semana também consiste numa celebração da terceira idade em torno dos seus sonhos e projetos. Afinal é preciso afastar a idéia de que chegando à velhice nada mais se faz”, diz a costureira aposentada Maria da Silva Sanches, uma das líderes do Grupo Reviver III.

Maria diz que hoje é possível que o idoso tenha uma velhice de conquistas, com saúde e qualidade de vida, e ressalta a importância da parceria do grupo com o Centro de Saúde e com outros órgãos do poder público em busca deste ideal.

A aposentada informa que o Grupo reviver III reúne-se às quintas-feiras, das 14h às 16h30, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As reuniões são abertas ao público.

Volta ao índice de notícias