Saúde cumprimenta equipes pelo Dia do Agente Comunitário de Saúde

05/10/2007

Autor: Denize Assis

“O agente comunitário de saúde não só é parte da grande família da saúde pública como constitui-se em profissional determinante para a consolidação do Sistema Único de Saúde. O agente é o elo de ligação entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida. Parabéns a todos”.

Com esta saudação o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, quer cumprimentar todos os agentes da Secretaria de Saúde de Campinas pelo Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado nesta quinta-feira, dia 4 de outubro.

Campinas conta atualmente com 585 agentes em atuação. Eles trabalham inseridos nas equipes de saúde da família beneficiando pessoas de todas as regiões do município. Sempre moradores da comunidade, os agentes vão até as residências, fazem o diagnóstico das necessidades de saúde de cada família, conhecem o território, cadastram as pessoas e levam estas informações até as equipes de referência nos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família.

Eles ainda participam do projeto terapêutico individual, plano desenvolvido para cada paciente, e desenvolvem trabalhos intersetoriais com as secretarias municipais, ONGs e outras instituições. “A inserção dos agentes comunitários foi um grande ganho para Campinas. Qualificou muito o trabalho da Secretaria de Saúde”, diz a enfermeira Sílvia Carmona, diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

Ela informa que Campinas foi município pioneiro no Brasil na questão da qualificação, formação e certificação dos agentes através de uma universidade.

Para o médico Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de Saúde, é impossível imaginar hoje uma equipe de saúde sem o agente comunitário. Ele reforça que este profissional representa o elo entre a comunidade e os serviços de saúde, adquirindo uma legitimidade peculiar no trato das questões de promoção e cuidados à saúde.

“A população reconhece sua presença e seu valor. A ação plural e intersetorial caracteriza a atividade do agente, não somente no trato à saúde mas principalmente na busca de melhor qualidade de vida e alternativas de renda, de hábitos e alimentação saudáveis, no cuidado com o ambiente e prevenção de doenças”, diz.

A médica Lígia Aparecida Neaime de Almeida, coordenadora municipal da Atenção Básica, afirma que o ACS fez a diferença no processo de trabalho dos centros de saúde. “Eles trouxeram o olhar da comunidade para dentro da unidade”, diz.

Em 2006, foram realizadas 802.455 visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde em Campinas.