Campinas marca presença na 5ª Conferência Estadual de Saúde

05/10/2007

Autor: Denize Assis

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e mais 56 delegados entre usuários, profissionais de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas participaram na noite desta quinta-feira, dia 4 de outubro, da abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, no Expocenter Norte, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2.500 pessoas.

A 5ª Conferência vai até sábado, dia 6, e é etapa preparatória para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília (DF), de 14 a 18 de novembro de 2007. O tema central das discussões será ‘Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento’.

A Conferência terá os seguintes objetivos: avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde; definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado, de desenvolvimento humano, econômico e social; e definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS.

Além disso, serão debatidos temas específicos de acordo com a realidade do Estado de São Paulo. Também serão eleitos delegados para a 13ª Conferência Nacional.

A palestra de abertura da 5ª Conferência foi proferida pelo médico Gastão Wagner de Souza Campos, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-secretário municipal de Saúde de Campinas. Um dos pontos tratados pelo ex-secretário foi a situação dos canavieiros no estado de São Paulo, que concentra hoje 60% das usinas do país.

Após a palestra, foram iniciadas as discussões sobre os eixos temáticos a serem abordados durante a conferência. As três linhas de debates se concentram na: Participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde; políticas públicas para a saúde e qualidade de vida; e desafios para a efetivação dos direitos humanos no século XXI.