Conselho Local do CS São Marcos É recebido pelo Secretário de Saúde

15/10/2007

Autor: Denize Assis

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, recebeu na última quarta-feira, 10 de outubro, o Conselho Local de Saúde (CLS) do Centro de Saúde São Marcos. Os conselheiros, que representam a população, apresentaram ao secretário reivindicações em relação aos recursos humanos, segurança e horário de funcionamento da unidade.

Na reunião, onde também estavam presentes o coordenador do Distrito de Saúde Norte, Edison Martins da Silveira, e a coordenadora do Centro de Saúde São Marcos, Valéria Ceriani, o secretário disse que vai empenhar todos os esforços para atender às reivindicações.

Em relação à questão dos recursos humanos, o José Francisco Saraiva informou que a Secretaria de Saúde está realizando processo seletivo para contratar enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de Raio X, técnicos de farmácia e motoristas de ambulância. Também está com processo aberto para contratação de médicos.

Especificamente para o Centro de Saúde São Marcos, informou que foi chamado mais um pediatra do processo seletivo anterior para assumir na unidade. Um clínico já começou a trabalhar em uma das equipes de saúde da família no dia 10.

A unidade conta atualmente com quatro equipes de saúde da família, nas quais atuam 11 médicos, além de dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas no Centro de Saúde e os casos mais sérios, como os de pessoas acamadas, recebem assistência também em casa. A unidade acolhe a todos os pacientes e atua com classificação de risco, o que significa que casos graves são atendidos primeiro.

Uma outra informação dada na reunião é que o CS São Marcos foi priorizado pelo decreto que paga salário maior para médicos trabalharem nesta unidade.

Sobre a segurança, José Francisco Saraiva disse que a Prefeitura vai colocar câmeras de segurança nas unidades, interligadas à Cimcamp. Atualmente um guarda atua na unidade para fazer a segurança.

“A ampliação do horário de atendimento das 19h para as 21h e aos sábados está sendo estudada e depende também da contratação de mais profissionais”, disse o secretário.

O CS São Marcos é referência para uma população estimada em 25 mil pessoas dos bairros Vila Esperança, São Marcos, Jardim Campineiro, Recanto da Fortuna, San Martin e Parque Cidade. A unidade fica na avenida Maria Luiza P. de Camargo, 199, e os telefones são 3246-1229 e 3246-3018.

Volta ao índice de notícias